domingo, 16 de junho de 2013

Tão Longe.....

Longe em algum lugar
Tão longe em pensamento
Longe no estado físico
Longe de um amor
Longe de uma meta
Longe geograficamente
Onde fui parar
A idade também foi junto
Não dá mais para voltar
Já longe fui
E mais longe vou
Hoje sou registro
Amanhã arquivo
E nesse documento longe vou ficando
Até desaparecer
E longe para sempre ficarei
Imensa luz para ti!!!!

Longe - Marcelo Jeneci (Feito pra Acabar)

Longe - Marcelo Jeneci, Arnaldo Antunes e Betão Aguiar

Tom: D
Rítmo: Pop



Em
Onde é que eu fui parar
 A             D
Aonde é esse aqui
                   Em
Não dá mais pra voltar
     A                Em  A
Por que eu fiquei tão longe…
   Em  A      D
Tão longe…

               Em
Onde é esse lugar
 A            D
Aonde está você
              Em
Não pega celular
     A            Em  A
E a Terra está tão longe…
   Em  A
Tão longe…

Em                     A
Não passa um carro sequer
Em                A
Todo comércio fechou
D                  F#m                Em                   A
Não tem satélite algum transmitindo notícias de onde eu estou

Em                A
Nenhum e-mail chegou
Em               A
Nem o correio virá
 D                  F#m                   Em                A
E eu entre quatro paredes, sem porta ou janela pro tempo passar

Em                   A
Dizem que a vida é assim
Página 1 / 2
Em                 A
Cinco sentidos em mim
 D                   F#m                   Em                   A
Dentro de um corpo fechado no vácuo de um quarto no espaço sem fim

             Em
Aonde está você
       A            D
Por que é que você foi
                  Em
Não quero te esquecer
     A           Em  A
Mas já fiquei tão longe…
   Em  A     D
Tão longe…

                   Em
Não dá mais pra voltar
      A           D
E eu nem me despedi
                    Em
Onde é que eu vim parar
       A             Em  A
Por que eu fiquei tão longe…
   Em  A
Tão longe…
   Em  A
Tão longe…
   Em  A
Tão longe…
   Em  A
Tão longe…   ...

( Em  A/C# ) (4x)

( Em  A )


Teoria Musical - Figuras de Pausas

FIGURAS DE PAUSAS: são sinais que indicam a duração do silêncio. AS FIGURAS DE PAUSAS, chamam-se também de VALORES NEGATIVOS e, conforme sua duração, recebem nomes e formas diferentes. Os nomes das Figuras de Pausas, são os mesmos das Figuras de Notas.

A Lira e a Lírica na Grécia

Foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do ocidente. A própria palavra música  nasceu na Grécia, onde " Mousikê" significa " A Arte das Musas", abrangendo também a poesia e a dança. O rítmo era o denominador comum das tr~es artes, fundindo-as numa só. Dessa forma a Lírica era um gênero poético, mas seu traço principal era a melodia e até seu nome deriva de um instrumento musical a lira, como os demais povos antigos os gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Seu sistema musical apoiava-se numa escala de quatro sons, o tetracorde. Da união de dois tetracordes formaram-se escalas de oito notas , cuja riqueza sonora já permitia traçar linhas melódicas. Estas escalas mais amplas, os Modos, tornaram o sistema musical grego conhecido posteriormente de modal.
O canto prendia-se  a uma melodia simples, a Monodia, pois os Músicos da Grécia ignoravam as combinações simultâneas de sons harmonias. Mas nem por isso deixavam de caracterizar seus Modos  um sentido moral , o Ethos, tornando  os rítmos sensuais, religiosos, guerreiros, e assim por diante.
Uma vez que os ritos religiosos  quase não mudava, conservando a tradição, com o tempo criaram-se melodias padrão, muito fáceis e conhecido de todos. Eramos Nomoi, cujo acompanhamento se fazia com a Cítara e os Aulos. A cítara descendia da lira, e como ela, tinha cordas. Os aulos era um instrumento de sôpro, ancestral do oboé.
Partindo dos Nomoi,  a música da Grécia evoluiu para  a lírica solista, o canto conjunto e o solo instrumental. Depois, vieram as grandes tragédias inteiramente cantadas, que marcaram o apogeu da civilização helênica do século VI ao século IV a.C.
Daí por diante, a decadência do povo encaminhou a música da Grécia para o individualismo e o culto às aparências. Parecendo prever a dominação que lhes seria imposta pelos romanos, os gregos ironizavam a sua própria destruição.