sábado, 25 de junho de 2011

MARTINHO LUTERO - O REFORMADOR





Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, nasceu em Eisleben, 10 de novembro de 1483, e faleceu dia 18 de Fevereiro de 1546. Foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão, precursor da Reforma Protestante. Veemente contestando a alegação que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia  ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências, Johann Tetzel, com suas 95 teses em 1517. Sua recusa em retirar  seus escrito em pedido do Papa Pio X, em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação  como um fora-da-lei pelo imperador
     Lutero ensinava, que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor  do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal ba Igreja Católica Romana, por ensinar que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e após o sacerdotalismo, por considerar que todos os cristãos batizado como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero, eram chamados de luteranos.

Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana por ensinar que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada[2] e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.[3] Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.
Sua tradução da Bíblia em outros idiomas (que não o latim) fez do livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir[4], e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James.[5] Seus hinos[6] Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.[7] influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas.
Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos.[8]

André Valadão Abraça-me

Holograf - Sa nu mi iei niciodata dragostea (Lyrics & english translation)