terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os Sintomas Negativos da Esquizofremia

Os sintomas negagivos são o resultado da perda ou  diminuição das capacidades mentais, acompanham a evolução da doença e refletem um estado deficitário ao nível de motivação , das emoções, do discurso, do pensamento e das relações interpessoais, não confundir com esquizoidia, como a falta de vontade ou de iniciativa, isolamento social, não confundir com esquizoidia; apatia, indiferença emocional total e não transitória; pobreza do pensamento.
Estes sinais não se manifestam todas na pessoa esquizofrêmica. Algumas pessoas vêem-se mais afetadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatível com uma vida normal. No entanto, alguns sintomas podem oscilar, aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remissões.
" Não há, contudo, sinais de sintomas patognomônicos da doença, podendo-se de alguma forma fazer referência a um quadro podrómico que são grande parte sintomas negativos, como, por exemplo, inversão do ciclo de sono, isolamento, perda de interesse por atividades anteriormente agradáveis, apatia, descuido com a higiene pessoal, ideias bizarras, comportamentos poucos habituais, dificulddes escolares e profissionais, entre outras. Posteriormente a esta fase inicial, surgem os sintomas positivos."
" Diz-se que os primeiros sinais e sintomas de esquizofremia são insidiosos. O primeiro sintoma de sossego/calma/ e afastamento, visível de um adolescente normalmente passa desapercebido como tal, pois se remete o facto  para é uma fase. Pode inclusivemente  ser um enfermeiro da saúde escolar  ou um conselheiro a começar a notar  estas mudanças. É importante dizer-se  que é muito fácil interpretar incorretamente estes comportamentos , associando-se à idade.

História do Cristianismo - O caso de Miguel Servet - 2ª Parte

Calvino recebeu o manuscrito de Miguel Servet, mas não lhe respondeu. Nem se quer devolveu o manuscrito  do Restitutio, que Servet lhe pedia que remetesse. Calvino manteve o seu silêncio, cultivando preocupação em relação a Servet e às suas heresias.
No princípio de Abril de 1553, a inquisição francesa, recebeu misteriosamente a posse de documentos que comprometiam Servet. Entre eles, as cartas de Servet a Calvino. Ainda em 5 de Abril, Servet é ouvido pelos inquisidores. A 7 de Abril, porém, consegue escapar-se da prisão. Dirigiu-se a Genebra, talvez por pensar que entre os protestantes  estaria a salvo da inquisição. Enganou-se. Foi preso pelas autoridades da cidade de Genebra a 13 de Agosto.
Servet, desejava fugir para a Itália, porém, inexplicavelmente, parou em Genebra, onde Calvino e seus reformadores denunciaram ele. Em 13 de Agosto, ele ouviu um sermão de Calvino em Genebra e foi imediatamente reconhecido e preso. Calvino insistiu na condenação  de Servet, usando todos os meios ao seu comando.
Calvino, também acusado pelos católicos de arianismo, poderá ter visto aqui a oportunidade de mostrar de que defendia o conceito trinitário, ao mesmo tempo que mostraria que também  estava empenhado em perseguir os heréticos. Um herético do lado de lá da fronteira também é um herético dentro da cidade.
Em seu julgamento pelo Conselho de Genebra, presidido por Calvino, segundo a maioria dos historiadores, Servet foi condenado pela difusão e pregação do Antinitrinitarismo e por ser contra  o batismo infantil. O procurador-chefe público, acrescentou algumas acusações como, se ele não sabia que sua doutrina era perniciosa, considerando que ela favorece os judeus e os turcos, por inventar desculpas para eles, e se ele não estudou o Alcorão, a fim de desmentir e rebater as doutrina e a religião das igrejas cristãs.
Calvino, acreditava que Servet, mereceu ser morto por causo do que ele denunciou como blasfêmias execretáveis.
Calvino, consultou outros reformadores sobre a questão de Servet, como os seguidores de Martinho Lutero, e emlocais como Zurique, Berna, Baset e Schaffaulsen, que concordaram universalmente com sua execução.
Em 24 de Outubro, Servet foi condenado à morte na fogueira, por negar a Trindade e o batismo infantil. Calvino, sugeriu que Servet fosse executado por decaptação, em vez de fogo, mas seu pedido não foi atendido. Em 27 de Outubro de 1553, a pena foi aplicada nos arredores de Genebra, com o que se acreditava ser a última cópia de seu livro acorrentado a perna de Servet. Após o ocorrido, Calvino escreveu:
" quem sustenta que é errado punir hereges e blasfemadores, pois nos tornamos cúmplices de seus crimes. Não se trata aqui de autoridade do homem, é que Deus fala. Portanto se ele exigir de nós algo  de tão extrema gravidade, para que mostremos que lhe pagamos a honra devida, estabelecendo o seu serviço acima de toda consideração humana, que não poupamos parentes, nem de qualquer sangue, e esquecemos toda a humanidade, quando o assunto é o combate pela sua glória."

Nada é para sempre......


Nada é para sempre nessa vida
Se for para sempre
É que você cultivou com amor
Persistência e carinho
Você fez da seca
Lágrimas que o tiraram do deserto
Do breu da noite seus olhos
Sua alma deram brandura necessária
Para dar luz no fundo da alma
Buscaste o perdão
Acreditando na luz divina
Então saiba que plantaste esperança
E esse brilho de fé, amor e dedicação
Foi que lhe trouxeste a serenidade
E bem estar que é agora
Procure sempre a paz em seu meio

Sinéad O'Connor - Nothing Compares 2U