sábado, 21 de janeiro de 2012

Consequuencias da Pós-guerra do Paraguai

Não houve um tratado de paz em conjunto. Embora a guerra tenha terminado em março de 1870, os acordo de paz não foram concluídos de imediato. As negociações fora obstadas pela recusa argentina em reconhecer a independência paraguaia.
O Brasil não aceitava as pretenções da Argentina sobreuma grande parte  do Grande Chaco, região paraguaia rica em quebracho (produto usado na industrialização de couro). A questão de limites entre o Paraguai e a Argentina, foi resolvida através de longa negociação entre as partes. A única região sobre a qual  não se atingiu um consenso, a àrea entre o RioVerde e o braço principal  do Rio Pilcomayo, foi arbistrada pelo presidente estado-unidense Rutherford Birchard Hayes, que a declarou paraguaia. O Brasil assinou um tratadode paz emseparado com o Paraguai,em 9 de janeiro de 1872,obtendo a liberdade de navegação do Rio Paraguai. Foram confirmadas as fronteiras, reinvindicadas pelo Brasil antes da guerra. Estipulou-se também uma dívida de guerra  que foi internacionalmente subdimensionada por parte do governo imperial do Brasil, mas que foi efetivamente perdoada em 1943 por Getúlio Vargas, em resposta a uma iniciativa idêntica da Argentina.
O reconhecimento da independência do Paraguai  pela Argentina, só foi feito na Conferência de Buenos Aires, em 1876, quando a paz foi estabelecida definitivamente.
Em Dezembro de 1975, quando os presidentes Ernesto Geisel e Alfredo Strossener, assinaram em Assunção, um tratado de amizade e cooperação, o governo brasileiro devolveu ao Paraguai  troféus da guerra.

Curtas da História

Dia 21 de Janeiro do ano de 1997, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei dos contratos temporários de trabalho, de até dois anos, com direitos mutilados.

Curtas da História

Dia 21 de Janeiro de 1984, acontece o primeiro encontro nacional de quatro dias em Cascavel, PR, funda o MST ( Movimento Sem Terra )

Curtas da História -

Dia 21 de Janeiro de 1978, foi realizado o 1º Congresso dsa Mulher metalúrgica de São Bernardo, São Paulo.

Curtas da História - 21 de Janeiro - Dia Internacional da Religião

Nada Sei

De você quase nada sei
Nem onde mora
Nem o que faz
Para que saber?
Se sempre procuro momentos
Que leve a você a fragrância de meus sentimentos
Nesse teor sempre é bom dizer
Como é bom gostar de você!!!
De você......quase nada sei!

Carpenters - Rainy Days And Mondays