terça-feira, 13 de novembro de 2012

Minuta da História

No dia 13 de novembrodoano de 1982. Morre em Salvador o mestre Pastinha, com 93 anos. Foi o fundador da capoeira de Angola, patriarca de todos os capoeiristas.

Minuta da História

No dia 13 de Novembro do ano de 1533.Francisco Pizarro, toma Cuzco, capitaldo Império Incaico do Peru.

História da Reforma Protestante - Confissão de Asburgo - Última Parte

     O documento, a primeira e mais notável das confissões evangélicas, foi em público à assembléia  imperial, em nome de principes e cidades partidárias da Reforma, a 25 de Junho dno ano de 1530. Era composto o documento de duas partes:
- uma dogmática
- outra, apolog[etica.
Argumentavam na confissão, quanto à doutrina, continuavam fiéis ao que a igreja vinha ensinando à base das Escrituras Sagradas, conforme os Credos Apostólicos e Niceno; com respeito ao culto, mantinham os ritos antigos consentâneos ao Evangelho, cancelando apenas aqueles costumes, ritos e cerimôniasque obscureciam a glória de Jesus Cristo como o únido Mediador entre Deus e os homens. Reivindicaram, por conseguinte, o direito de conviver em paz com o papa e os bispos no seio da igreja do império. O imperador, ouvida a confissão, determinou que os teólogos de Roma elaboracem a Confutação Católica  à Confissão de Asburgo. A 3 de Agosto fez-se a leitura desta. Não terminava ai a apresentação de confissões religiosas, e Lutero eMelanchton responderam à Confutação com a Apologia da Confissão de Asburgo, de alto valor teológico, mas da qual a Dieta não quis tomar conhecimento. A Dieta lhe concedeu o prazo até 15 de Abrildoano de 1531 para voltarem ao seio da igreja romana e exigiu rigoroso cumprimento do Édito de Worms. Embora desaconselhados por Lutero, constituiu-se em Fevereiro do ano de 1531, uma poderosa agremiação política dos príncipes luteranos, denominada " Lida de Esmacalde". Porém, em vista do perigo dos turcos às portas do império, em Viena, o imperador dependia do auxílio militar dos príncipes evangélicos; por isso, pela paz de Nuremberg, para a qual Lutero muito contribuiu, no ano de 1532, permitiu aos adeptos da Confissão de Asburgo a persistirem na sua doutrinas e concedia-lhes ainda outros privilégios.
Essa tolerância seria dada até a realização de  um concílio da igreja.