domingo, 14 de abril de 2013

No Dia que a terra parou - Raul Seixas


De: Raul Seixas & Cláudio Roberto
Tom: D = Ré Maior
Ritmo: Pop
Esq:
Int: D G A7

             D                                      G

Essa noite, eu tive um sonho

A7             D         G             D           A7

De sonhador maluco que sou, eu sonhei

               G                        A7        D

Com o dia em que a terra parou

               G                  A7         D         

Com o dia  em que a terra parou



          D                      G                  D

O empregado não saiu pro seu trabalho

    G                   D          A7                    D

Sabia que o patrão  também não tava lá



                                  G                         D

Dona de casa não saiu pra comprar pão               

             G                  D            A7   

Pois sabia que o padeiro também não tava lá

            G 

E o guarda não saiu para prender

                              F#m

Pois sabia que o ladrão também não tava lá

          G 

E o ladrão não saiu para roubar

                                A7                  D

Pois sabia que não ia ter onde gastar

      G              A7       D

No dia que a terra parou

           G           A7      D

No dia que a terra parou

               G       A7       D

No dia que a terra parou

              G       A7      D

No dia que a terra parou



                                         G           D

E, nas igrejas, nem um sino a badalar



               G                  D          A7                D

Pois sabiam que os fiéis também não tava lá

                             G             D

E os fiéis não sairam pra rezar                                

            G                     D        A7

Pois sabiam que o padre também não tava lá

          G       

E o aluno não saiu para estudar

                           F#m    

Pois sabia, o professor também não tava lá

               G

E o professor não saiu para lecionar

                                  A7                                D

Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar



        G                      A7    D

No dia em que a terra parou

        G                    A7      D

No dia em que a terra parou

       G                     A7       D

No dia em que a terra parou

        G                   A7       D

No dia em que a terra parou



                                  G                  D

O comandante não saiu para o quartel

            G                  D           A7                    D

Pois sabia que o soldado também não tava lá              

                               G                    D

E o soldado não saiu pra ir pra guerra

              G                 D            A7  

Pois sabia que o inimigo também não tava lá

              G      

E o paciente não saiu pra se tratar

                              F#m

Pois sabia que o doutor também não tava lá

           G

E o doutor não saiu pra medicar

                               A7                                    D

Pois sabia que não tinha mais doença pra curar



         G                 A7        D

No dia em que a terra parou

         G                   A7      D

No dia em que a terra parou

         G                   A7       D

No dia em que  a terra parou



       G                    A7      D

No dia em que a terra parou



                                       G

Essa noite eu tive um sonho                                  

 A7             D         G           D           A7

De sonhador maluco que sou, acordei



        G                 A7         D

No dia em que a terra parou

     G                      A7       D

No dia em que a terra parou

       G                   A7        D

No dia em que a terra parou

       G                   A7       D

No dia em que a terra parou.

História da Música Medieval - 7ª Parte

As primeiras composições da música polifônicas datam  no século IX e consistem na sobreposição de duas ou mais melodias, ou seja, o chamado, ORGANUM.  A época Note Drame, constituiu um dos prinmeiros pontos culminantes  na história da polifonia: o seu nome provém da escola de cantores da Catedral, desde o ano de 1163 até meados do Século XIII. Aqui as partituras  de organum alcançaram um admirável  estádio de elaboração. Apenas o nome de dois compositores chegou até nós:
Leonin, até o ano de 1180 e Perontin até o ano de 1200. 
Os gêneros da época de Note Drame, são para além do oraganum, o "Molete" e o " Conductus".
 Muitas composições baseadas num cantus firmus, tirado de um canto gregoriano, mas algumas peças  são compostas de forma independente, como por exemplo o conductus.
A música antiga, até o século XII, empregou um sistema de escalas: os modos - maior preponderância de intervalos harmônicos.   

Doce Prazer

Teu olhar é algo que me fascina
Algo que me domina
Faz-me devorar em você
És os prazer no mirar de meu querer
És o encanto
A magia de meu pranto
Faz-me amar você
És a ponta de minha caneta
O desenho do meu papel
És a coleção de palavra
Que já não descreve mais
O sentir do meu coração
É o beijo, o flerte, qualquer lance
És a trova, a prosa, o ritmo
Ah! Minha eterna melodia
No compasso mais adorável
Que toda, que se compõe e esparrama
Em desejos
Então fica assim
Num grito,
Num pedido,
Num aperto
Uma idéia
És o meu doce prazer!

YouTube Mix (lista de reprodução)

Cadomblé e Umbanda - 7ª Parte

Um dos pontos em que o Cadomblé e Umbanda têm pontos de vista diferentes é no que se refere ao culto de uma das divindades mais conhecidas popularmente, portanto se recorrer a ela para realização de todo tipo de trabalhos: Exú.