sábado, 5 de novembro de 2011

Vestígio de um Bandeirante chamado José Theodoro de Souza - Histórias não contadas nos livros e escolas.

                                    Foto de São Pedro de Turvo - SP


José Theodoro de Souza, desbravou uma imensa estrada chamada Boiadeira, que ligava o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Interessante saber, que essa estrada ainda existe. Só não faço pesquisa e levantamento desta história, por falta de verba, se não faria com todo entusiasmo e levantaria dados e conseguiria documentos reais que comprovasse essa história.
Continuando a história, Theodoro, desbravara a Estrada da Boiadeira, que ligava o Sul de Minas até o Rio Grande do Sul, essa estrada tinha o intuíto de guiar convocados para a guerra do Paraguai e não queriam ir para a guerra. Onde surge o Bandeirante Theodoro, onde foi guia dessas pessoas, onde ele ofereceu esse caminho como guia para que as pessoas locomovecem e não participacem da referida guerra.
Foi onde, muitas cidades, províncias, vilas, foram surgindo e hoje são imensas cidades, as que não progrediram tanto como outras, deixaram sua história registrada.
E uma dessas histórias que conto aqui é sob Ribeirão do Sul, interior paulista.
Em meados do ano de 1866, José Theodoro de Souza, deixa nas terras de Ribeirão do Sul, Silvério Pinto, companheiro inseparável e de confiança de Theodoro, homem frio e guerreiro,cruel e também latifundiario, que ficara com imensa terras que Theodoro passara para ele. Silvério Pinto, iniciou em suas terras uma Vila chamada, Ribeirão dos Pintos. Essa região se localizava no sudeste do interior paulista. Silvério Pinto, possuia imensidão de terra sua, que ia até Campos Novos Paulista e chegra na região de Marília, mas foi em Ribeirão dos Pintos que ele desbravara um vilarejo e acentava sua família na localidade.
Não se sabe como foi a morte de Silvério Pinto, como ele faleceu, se foi de febre amarela, pois a região era muito quente, havia muitos perigos naturais, que poderia acontecer ou quem sabe assassinado, pois era um homem temido e odiado por muitos, principalmente pelos indígenas daquela região.
O que se sabe de Silvério Pinto, nasceu Francisco Pires, história que na próxima semana contarei, o que Chico Pires fizera e o que acontecera com a fortuna deixada de Silvério Pinto, seu pai.

DEZEMBRADA - História da Guerra do Paraguai

Solano López, deixara Humaitá, com parte de suas tropas , em março, indo se instalar em San Fernando. Ali descobriu que alguns funcionários  de seu governo e seu irmão Benigno, tramavam derrubá-lo. Formado um conselho  de guerra para julgar os implicados, centenas foram executados, no que ficou conhecido como o " Massacre de San Fernando".
Efetuada a ocupação de Humaitá, as forças aliadas comandadas por Caxias, marcharam 200km, até Palmas, fronteiriça às novas fortificações inimigas em 30 de setembro. Situada ao longo do arroio  Piquisiri, essas fortificações barravam o caminho para Assunção, apoiadas nas Fortificações de Lomas Valentinas. Ali, López havia concentrado  18 mil paraguaios em uma linha fortificada que explorada habilmente os acidentes do terreno e se apoiava nos fortes de Angostura e Ita-Ibaté. Renunciando ao combate frontal, o comandante basileiro idealizou, então, a mais brilhante e ousada operação de conflito. A " Manobra do Piquisiri". Em 23 dias, fez construir uma estrada de 11km através do Chaco pantanoso que se estendia  pela margem direita do Rio Paraguai, enquanto forças brasileiras  e argentinas  encarregavam-se de diversões frente à linha de Pisiquiri.Executou-se então a manobra. Três corpos do Exército brasileiro, com 23 mil homens, foram transportados pela esquadra imperial de Humaitá, para a margem direita do rio, percorreram a estrada do Chaco, em direção ao nordeste, reembarcaram em frente  ao porto de Villeta, e desceram em terra no ponto de Santo Antônio e Ipané, novamente na margem esquerda, vinte quilômetros à retaguarda das linhas fortificadas paraguaias do Piquisiri.
López, foi inteiramente foi inteiramente surpreendido por esse movimento, tamanha era sua confiança  na impossibilidade de grandes contingentes atravessarem o Chaco.
Na noite do dia 5 de Dezembro, as tropas brasileiras encontravam-se em terra e, em vez de avançar para a capital, já desocupada pela população bombardeada pela esquadra, iniciaram no dia seguinte, o movimento para o sul, conhecido como " Dezembrada", a série de vitórias obtidas por Caxias em dezembro de 1868. No mesmo dia 6 de dezembro, o General Bernardino Caballero, tentou barrar-lhes a passagem na ponte sobre o arroio Itororó. Nas tomada da ponte de itororó, Caxias, exclamando: " sigam-me os que forem brasileiros"! Não foi morto por sorte. Vencida a batalha de Itororó, o Exército brasileiro, proceguiu na marcha  e aniquilou a batalha do Avaí, localidade de mesmo nome, em 11 de dezembro, as duas divisões de Caballero.

Chame a Deus


Que a paz de Cristo esteja contigo
Familiares, amigos, ambiente de trabalho
Nada sei de você
Sempre estamos ligados
Conectados a mercê de uma esperança
Chamado amor, tocado a fios de esperanças
Crenças e uma fé invisível infinita
Seja como esteja, se haver espírito de tristeza
Maus pensamentos, tudo que te destrói
Chame a Deus, sempre está a seu lado
Te ouvindo e te acompanhamento
É o nosso anjo e protetor sempre a nos apoiar
E nos dar socorro necessário!

Catedral - Chame a Deus