sábado, 5 de novembro de 2011

DEZEMBRADA - História da Guerra do Paraguai

Solano López, deixara Humaitá, com parte de suas tropas , em março, indo se instalar em San Fernando. Ali descobriu que alguns funcionários  de seu governo e seu irmão Benigno, tramavam derrubá-lo. Formado um conselho  de guerra para julgar os implicados, centenas foram executados, no que ficou conhecido como o " Massacre de San Fernando".
Efetuada a ocupação de Humaitá, as forças aliadas comandadas por Caxias, marcharam 200km, até Palmas, fronteiriça às novas fortificações inimigas em 30 de setembro. Situada ao longo do arroio  Piquisiri, essas fortificações barravam o caminho para Assunção, apoiadas nas Fortificações de Lomas Valentinas. Ali, López havia concentrado  18 mil paraguaios em uma linha fortificada que explorada habilmente os acidentes do terreno e se apoiava nos fortes de Angostura e Ita-Ibaté. Renunciando ao combate frontal, o comandante basileiro idealizou, então, a mais brilhante e ousada operação de conflito. A " Manobra do Piquisiri". Em 23 dias, fez construir uma estrada de 11km através do Chaco pantanoso que se estendia  pela margem direita do Rio Paraguai, enquanto forças brasileiras  e argentinas  encarregavam-se de diversões frente à linha de Pisiquiri.Executou-se então a manobra. Três corpos do Exército brasileiro, com 23 mil homens, foram transportados pela esquadra imperial de Humaitá, para a margem direita do rio, percorreram a estrada do Chaco, em direção ao nordeste, reembarcaram em frente  ao porto de Villeta, e desceram em terra no ponto de Santo Antônio e Ipané, novamente na margem esquerda, vinte quilômetros à retaguarda das linhas fortificadas paraguaias do Piquisiri.
López, foi inteiramente foi inteiramente surpreendido por esse movimento, tamanha era sua confiança  na impossibilidade de grandes contingentes atravessarem o Chaco.
Na noite do dia 5 de Dezembro, as tropas brasileiras encontravam-se em terra e, em vez de avançar para a capital, já desocupada pela população bombardeada pela esquadra, iniciaram no dia seguinte, o movimento para o sul, conhecido como " Dezembrada", a série de vitórias obtidas por Caxias em dezembro de 1868. No mesmo dia 6 de dezembro, o General Bernardino Caballero, tentou barrar-lhes a passagem na ponte sobre o arroio Itororó. Nas tomada da ponte de itororó, Caxias, exclamando: " sigam-me os que forem brasileiros"! Não foi morto por sorte. Vencida a batalha de Itororó, o Exército brasileiro, proceguiu na marcha  e aniquilou a batalha do Avaí, localidade de mesmo nome, em 11 de dezembro, as duas divisões de Caballero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário