sábado, 26 de novembro de 2011

Última fase da guerra do Paraguai - A Caça de Lopez


Em agosto de 1869, a trípice Aliança instalou em Asunción um governo provisório fantoche aliado de contrários a Solano, encabeçado pelo paraguaio , Cirilo Antonio Rivarola. O império acelerou o processo para a formação  do governo, que prometerá realizar eleições democráticas no ano seguinte a  criar uma assembléia  constituinte.
Solano López, prosseguindo na resistência, refez um pequeno exército de 5000 homens, a maioria velhos, crianças e veteranos  semi-inválidos e 36 canhões  na região montanhosa de Ascurra-Caacupê-Peripebuí, aldeia que transformou em sua capital. À frente de 12 mil homens, o conde d' Eu, chefiou a campanha contra a resistência paraguaia, a chamada " Campanha das Cordilheiras", encerrada em 18  de agosto.
Principalmente no Brasil, após os conservadores terem voltado ao poder no camará imperial, se tornou prioridade a reconstrução do estado paraguaio. Para este ser reconhecido, era necessário a vitória sobre Solano. O processo foi acelerado pela entrada do governo argentino, em  1868, de Domingo Faustino Sarmiento, cujos desejos expansionista o Império do Brasil temia.
* NA PRÓXIMA SEMANA A HISTÓRIA FINAL DESSA IMENSA GUERRA NA AMÉRICA DO SUL."

Estás Aqui


Estás aqui
Sempre comigo
Por onde ando
Ao me repousar
Ao levantar
Ao caminhar
És meu confidente
Aquele que me entende
Nunca deixaste faltar nem de comer
Nem beber
Em minhas tristezas consolou-me
Em minhas vitórias
Deu brilho a meus olhos
Como estrela ou lua cheia
Me encheu de luz, perfume e amor
Não o vejo mas eu sinto
E esse poder divino sei que me acompanha
E comigo aqui sei que estás!
Imensa luz e paz a você!!!

Georgia on my Mind- Ray Charles

Tu estas aqui/ Marcela Gandara