terça-feira, 18 de outubro de 2011

Esquizofremia

É um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas:
  • Alucinações (visuais, sinestézicas e sobretudo  auditivs)
  • Delírios e alterações no contato com a realidade.
  • Juntod a paranóia ( transtorno delirante persistente)
A esquizofremia é um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupo social.
 

Histíria da Reforma Protestante - Zelo Religioso Radical

                                                               João Calvino

São ainda de 1541 as propostas de João Calvino, no sentido da reorganização da igreja, As " Ordannances de 1541", dispõem a formação de 4 corpos:
  1. Pateurs: ( Pastores, que pregam )
  2. Docteurs: ( ensinam )
  3. Anciens: ( os mais velhos, que chamam à ordem, aquele que prevaricam ).
  4. Diacres: ( diáconos, que ocupam-se dos pobres e doentes ). Mendigar é estritamente proibido.
É decidido também a criação  de um consistório, composto de elementos da igreja e de laicos, que se reúne regularmente para julgar os comportamentos individuais, como um tribunal, " de acordo com a palavra de Deus", sendo a ex-comunhão  de pessoas a mais grave sentença que pode decidir.
A eucaristia só é praticada 4 vezes por ano.  Em 1542, Calvino publica em Genebra o seu livro de catecismo: " Catéchisme  de I'Église  de Genève , c'est-a-dire, le formulaire d"instruire les enfants en la chrétienté". A chave do projeto de Calvino passa pela pedagogia. O seu objetivo é a profunda transformação das mentalidades.  Cada resquício  de superstição, de práticas de magia, ou de catolicismo é perseguido como idolatria. O consistório, do qual Calvino fazia parte, ocupava-se desses e de outros casos. Referiram-se alguns: 
Em 1542, uma mulher chamada  Jeanne potreman é acusada de se recusar a participar da eucaristia, de dizer o pai-nosso em língua "romana" e de proclamar que a Virgem Maria era sua defensora. Diz também que se nega  a acreditar noutra fé que não é a sua. É excomungada.
Em 2 de setembro de 1546, aparece em Genebra um franciscano que pedia na rua um jantar em nome de Deus e da Virgem Maria. Devemos pressupor que ele obteve  o seu jantar mas  foi também  levado ao consistório, que logo contastou que o "papista" mal conhecia a bíblia, além de ser inofensivo.  Foi expulso da cidade, para o lado da fronteira, com os católicos.
A 23 de Junho de 1547, compareceram diante o consistório várias mulheres que tinham  sido apanhadas a dançar, uma delas era a esposa de um dos membros membros do consistório. O caso ganhou contornos de escândalo. as mulheres foram condenadas a alguns dias de prisão, apesar de vários apelos. Em reação a decisão, são colocados na cidade cartazes contra Calvino. O autor dos cartazes , Jacques Gruet, é torturado. Depois de confessar sua autoria, é executado.
Em 1548, Louis Le Barbier é interrogado sob sua fé. Declara que não tem fé. Entretanto, descobrem livros de bruxaria  e de escárnio de sua posse. É admoestado perante o consistório mas não será perseguido. Os nomes do batismo são regulamentados. Têm de ser nomes que aparecem na Bíblia. Um decreto de 22 de Novembro de 1546, dispõe que certos  nomes são pribidos, entre os quais:
Suaire, Claude, Mama ( lembram a idolatria )
Baptistes, Juge, Evangéliste
Dieu le Fiels, Espoir, Emmanuel, Sauver, Jésus (destinados apenas ao Nosso Senhor)
Sépulcre, Croix, Noel, Páques, Chrétien (nomes estúpidos ou absurdos )
O luxo e a pompa são desprezados. Em setembro de 1558, Nicolas  de Gallars, um amigo de Calvino, inicia uma grande campanha na cidade em desprezo do supérfluo, as modas entre as mulheres  e as más leituras. São queimados vários exemplares  do livro " Amadis de Gaula", na posse de um comerciante. O zelo religioso  tomava a forma de censura moral.

Conversando contigo ao silêncio

Vir aqui é a forma de trazer o meu carinho a você
Fazer companhia ao silêncio
A voz calada e silenciosa
Onde os olhos são meus lábios
O entendimento, toda expressão de sentimento
As figuras, mundo da onde te busco
Entre luzes e riachos
Mares e montanhas
És minha jóia preciosa
A canção eterna de meu querer
É fazer presente sua pessoa
Que sempre está a mercê de minha companhia
A me entender e assim morar dentro ao coração.

ADELE - 'Make You Feel My Love'