terça-feira, 2 de agosto de 2011

DEPRESSÃO

Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez enquando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem  tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que o bem, são uncompreesíveis e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria combater a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela procede ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. o clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar excluí dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e os tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam com às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas as manifestações final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão  de que estava quente e que até poderia tirar a roupa para se bronzear. este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento de seu paciente.

O CASO DOS CARTAZES DE 1534 - HISTÓRIA DA REFORMA PROTESTANTE

Em 18 de outubro de 1534, a hostória do protestantismo francês vive um de seus momentos fulcrais, com os casos dos cartazes. Cartazes de 37 a 25 cm que criticam a celebração  da missa tal com ela é feita oficialmente pela Igreja Católica, são afixados em vários locais. É particularmente atacada a repetição cerimonial da morte de Cristo, simbólica, no altar. Se o sacrifício já foi consumado, por que se apoderam os sacerdótes católicos deste ritual simbólico?
Os argumentos teológicos dos protestantes fundamentam-se  na Epístula de São Paulo  aos Hebreus, que a morte de Cristo não se deixa repetir. Esta demanda foi o resultado foi o resultado da ação de Antoine Marcourt, Pastor de Neuchátel, também ele era natural de Picardia. A situação tornou-se particularmente crítica e descampou numa reação brutal por parte da Igreja Católica e do estado francês.  Protestantes franceses seriam encarcerados e assassinados. Em Janeiro de 1535, o Rei Francisco I organiza uma procissão macabra pelas ruas de Paris. a procissão é pára 6 locais  distintos. Em cada uma das paragens há um pódium onde o Rei, os embaixadores e dignos membros do " parlement" se instalam para assistir à morte pela fogueira de 6 "heréticos" envolvidos no caso dos cartazes anterior.

PROIBIDO!

Amor Proibido
Momentos proibido
Pensamentos Proibidos
Desejos proibidos
Cobiça proibida
Atos proibidos
Atitudes suspeitas
Proibido está negro
Ofusco, nebuloso
Que não seja proibido a vida que levamos
E tocamos na caminhada do viver

Acustica - Amor prohibido