terça-feira, 1 de novembro de 2011

Os sintomas positivos da Esquizofremia

Os sintomas positivos  estão presentes  com maior visibilidade na fase aguda da doença e são as perturbações mentais muito fora do normal, como que acrescentadas às funções psiquico orgânicas da pessoa. Entenden-se como sintomas positivos os delírios, ideais delirantes, pensamentos irreais, ideias individuais do doente que não são partilhadas por um grande grupo, por exemplo, um dindivíduo que acha que acha a ser perseguido pela polícia secreta, e acha que é o responsável pelas guerras do mundo; as alucinações, percepções irreais, ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequente as alucinações  auditivo-visuais, pensamento e discurso desorganizado, confusão mental,, elaboração de frases sem qualquer sentido ou invenção de palavras, alterações visíveis do comportamento, ansiedade excessiva, impulsos e agressividade constantes na fase de crise.

Crescimento Demográfico no ano de 1542

A partir do ano de 1542 e sobretudo na década de 1550, a cidade de Genebra  vai conhecer um grande crescimento demográfico, com a chegada de refugiados franceses, protestantes perseguidos em França. Consequentemente, há uma fase de expansão  econômica ( relojoaria, tecelagem e etc..) e a língua francesa começa a ter preponderância  sobre o dialeto franco-provençal  da região.Mas é também uma época marcada pelo o crescimento de sentimentos xenofóbos, em parte devido a ressentimento contra João Calvino.
Em Janeiro de 1546 é preso Pierre Ameaux, que tinha injuriado publicamente Calvino, ao referir-se  a este como um picard , pregador de uma falsa fé.
Um outro senhor Ameaux, é preso mais tarde  por razões semelhantes. Este senhor tinha boas razões para não gostar  do extremo zelo religioso imposto por Calvino , que já era fabricante de cartas de jogo. Foi condenado a percorrer a cidade de uma ponta à outra, descalço, em camisa, com uma vela na mão. A 23 de setembro de 1547, François Frave, comparece a tribunal, por ter afirmado  que Calvino se auto-nomeara bispo de Genebra e que os franceses tinham escravizado a sua cidade natal. Mais tarde, em 1548, um senhor chamado Nicole Bromet, declara que os franceses deveriam todos ser colocados num barco e enviados  pelo Rio Reno abaixo. Em 1547, Henrique II de França, sucede a Francisco I. Henrique será um rei menos reconhecido, em comparação com o Francisco. É caracterizado como menos carismático, menosd entusiasta pelas artes e ciências, mais introvertido e frio. Em 29 de março de 1549, morre Idelette Calvino, após doença. Calvino não voltará a casar. Dedica-se ainda mais decididamente ao trabalho. Em 1550 a repressão dos hunguenotes em França cresce. É estabelecida a chambre ardente. A censura é fortalecida.

Prece ao Senhor

Usa-me Senhor
Faça-me instrumento de sua palavra
Livra-me das tentações mundana
Que tenha pensamentos de amor e alegria
Que meus lábios saiam palavras cosntrutivas
Que eu possa ser amigo
Que possa ser um servo de seu reino
Livra-me dos maus pensamentos
Todo tipo de pensamento negativo
Leva-me ao céu e que consiga com sua graça
Passar por toda adversidade que em minha vida passar
Usa-me Senhor! Segundo tua vontade!

Sonda me, Usa me Jotta A Programa Raul Gil