terça-feira, 1 de novembro de 2011

Crescimento Demográfico no ano de 1542

A partir do ano de 1542 e sobretudo na década de 1550, a cidade de Genebra  vai conhecer um grande crescimento demográfico, com a chegada de refugiados franceses, protestantes perseguidos em França. Consequentemente, há uma fase de expansão  econômica ( relojoaria, tecelagem e etc..) e a língua francesa começa a ter preponderância  sobre o dialeto franco-provençal  da região.Mas é também uma época marcada pelo o crescimento de sentimentos xenofóbos, em parte devido a ressentimento contra João Calvino.
Em Janeiro de 1546 é preso Pierre Ameaux, que tinha injuriado publicamente Calvino, ao referir-se  a este como um picard , pregador de uma falsa fé.
Um outro senhor Ameaux, é preso mais tarde  por razões semelhantes. Este senhor tinha boas razões para não gostar  do extremo zelo religioso imposto por Calvino , que já era fabricante de cartas de jogo. Foi condenado a percorrer a cidade de uma ponta à outra, descalço, em camisa, com uma vela na mão. A 23 de setembro de 1547, François Frave, comparece a tribunal, por ter afirmado  que Calvino se auto-nomeara bispo de Genebra e que os franceses tinham escravizado a sua cidade natal. Mais tarde, em 1548, um senhor chamado Nicole Bromet, declara que os franceses deveriam todos ser colocados num barco e enviados  pelo Rio Reno abaixo. Em 1547, Henrique II de França, sucede a Francisco I. Henrique será um rei menos reconhecido, em comparação com o Francisco. É caracterizado como menos carismático, menosd entusiasta pelas artes e ciências, mais introvertido e frio. Em 29 de março de 1549, morre Idelette Calvino, após doença. Calvino não voltará a casar. Dedica-se ainda mais decididamente ao trabalho. Em 1550 a repressão dos hunguenotes em França cresce. É estabelecida a chambre ardente. A censura é fortalecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário