terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sinto

Sinto fortes emoções
Quando vejo sua presença em mim
Sinto o perfume das flores
Quando sei que de alguma forma
Estamos sintonizados
Sinto sempre sua presença
Quando numa cantiga
Ou simples lembrança
Você aparece para sim abraçar
Sempre o meu ser.

A idêntificação da Depressão

Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança despresando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um  um peso morto na família. Com isso, apesar de uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

Chegada de João Calvino em Genebra - História do Cristianismo - A Reforma

1536 é também o ano da chegada de João calvino a Genebra. Calvino tem nessa altura  26 anos de idade.
Após a estadia em Ferrara, na primavera de 1536, Calvino tinha estado em Paris, aproveitando-se de um período de relativa calma na perseguição aos protestantes. Tratou de assuntos pessoais e da família. Em Junho faz em Paris uma procuração em nome de seu irmão. Em Julho de 1536, João Calvino pretendendo dirigir-se a Estraburgo, inicia a viagem, juntamente com o irmão Antoine e a irmã Marie. Em vez de tomar o caminho mais curto, Calvino faz um desvio pelo sul, evitando a área onde a guerra entre as forças de Francisco I e Carlos V são uma ameaça. Por coincidência, Calvino chega a Genebra, onde permaneceu, apesar de ter inicialmente pretendido a continuar a viagem, o que foi  vivamente desaconselhavel pelo reformador Guilherme  Farel, 47 anos. O caminho para Estrasburgo encontrva-se inseguro por causa da guerra. A Genebra que Calvino encontra vive ainda a agitação dos conflitos entre Mamelucos e Confederados.
João Calvino já tinha viajado até Estrasburgo durante as guerras otomanas, e passado através dos cantões da Suíça. Aquando da sua  estadia em Genebra, Guilhaume Farel, pediu ajuda a Calvino  na sua calsa pela  pela igreja.  Calvino escreveu sob esse pedido "senti como  se Deus no céu tivesse colocado a sua poderosa mão sobre mim para barrar-me o caminho", 18 meses depois, as mudanças de Calvino e Farel levariam à expulsão de ambos.

Andrea Amorim e Roberto Menescal - Penso, logo insisto (Música de Andrea...