sábado, 11 de agosto de 2012

Minuta da História

Dia 11 de agosto do ano de 1992. Começa marcha de três mil sem-terra no Rio Grande do Sul.


Minuta da História

Dia 11 de agosto. Dia do Estudante.

História do Brasil - Ditadura Militar - Motivações Ideológicas - Parte 2

Alguns autores dizem, que a ditadura, não foi exclusivamente militar. Pelo menos no início, houve apoio ao golpe de alguns segmentos minoritários  da sociedade, a elite que dominava o Brasil ha séculos, e uma grande parte da classe média, que girava em torno de 35% da população total do país.
Já o restante da população, suas camadas mais pobres, em uma maioria analfabeta funcional, manteve-se inerte e distante da política nacional, uns por conformismo e outros por ignorância.
A Igreja Católica, organizou a Marcha  da Família com Deus pela Liberdade, realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, no dia 19 de março. Entretanto, apartir de outubro de 1964, especialmente quando ativistas católicos de esquerda foram presos, certo setores de chamada " ala progressista da Igreja Católica" da Teologia da Libertação, passaram a denunciar  a violência do governo militar. Vivia-se naquela época, a Guerra Fria, quando os Estados Unidos procuravam justificar sua política externa intervencionista com sua suposta missão de liderar o "mundo livre" e frear a expansão do consumismo.
Assim sendo, a violenta luta internacional entre Estados Unidos e União Soviética, capitalista e comunistas encontrou eco nos discursos da política Brasileira. Os Estados Unidos apoiaram os setores que organizavam um golpe contra o presidente democraticamente eleito João Goulart.

Tu estás aqui

Tu estás aqui
Presente em minha vida
Presente em minha alma
Tu não é tempo
Tu és a luz
Proteção divina
Escudo em que confio
És o mistério que está vivo na natureza
Estás aqui
Alimentando vidas, almas
Criador,meu socorro ao mesmo tempo rocha viva
Sempre me sondando
Não sei quem sou
Mas sinto sim que está em mim
Imensa luz para ti!!!

Jesus Adrian Romero - Tu Estas Aqui