terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sintomas da Esquizofremia

A esquizofremia, talvez o transtorno mental de maior  comprometimento ao longo da vida, caracteriza-se essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas  e externas. Embora primariamente uma doença orgânica neuropsiquiátrica que afeta os processos  cognitivos de conhecimento, seus efeitos repercutem -se também no comportamento e nas emoções.
Os sintomas da esquizofremia, podem ser os mesmos  de pessoa para pessoa, podendo aparecer de forma insidiosa e gradual, ou pelo contrário, manifestar-se de forma explosiva e instantânea.
Podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos.

História da Reforma - A Peste Negra,

Em 1542, há um surto de peste negra em Genebra. A peste negra permanecia então um fenômeno incompreensível, para lidar com a epidêmia, era normal que se multiplicassem os casos de feitiçaria e de rituais contra a peste. Este tipo de práticas já era conhecido  em Genebra antes da reforma e, tal como antes, os protestantes replicam  com a perseguição, tortura e morte dos suspeitos.  Aquelas que são identificadas como bruxas , são queimadas vivas, enquanto se propaga a idéia de que estas desgraças  são um castigo de Deus. Em 1542, o filho de João Calvino, Jacques, morre pouco depois de nascer em 28 de julho de 1542.

Sejas tudo em mim

Sejas tudo em mim
Proteção, meu escuto
Minha permanente esperança
Luz que guia meus passos
Verdade que passa por meus lábios
Olhos que me protege do breu da escuridão
Sejas tudo em mim
Amigo e leal
Meu princípio de aprendizagem
Rastro vivo e terno e eterno
Sempre onde quero seguí-lo
Sejas Pai, sempre permanente em mim!

Mariana Valadão - Seja Tudo Em Mim