sábado, 22 de outubro de 2011

Quando

Quando eu chegar em sua casa
É que dentro de você estou de alguma forma
Te levo carinho
Te levo amor, coração e mente aberta
Te levo paz, harmonia
Te levo flores, qualquer cantiga
Para que comigo sempre possa cantar
E possamos juntos dividir mesma sensação e emoção

A Guerra do Paraguai - Terceira Fase - (1866 - 1868) - O Comando de Caxias

O segundo período da guerra (1866 - 1869), os desentendimentos entre Osório, ( comandante das forças brasileiras ) e o presidente argentino, que se opunha às perseguições aos paraguaios, levou o governo brasileiro a substituí-lo. Designado em 10 de Outubro de 1866 para o comando das forças brasileiras, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, marquês e, posteriormente, Duque de Caxias. Assumiu as suas funções em Tuiutí, em 19 de novembro, encontrando o exército  praticamente paralisado. Os contingentes argentinos e uruguaios vinham  sendo retirados aos  poucos do exército aliados, assolado por epidemias. Desentendimento entre Venãncio Flores (Uruguai) e Mitre (Argentina) e problemas internos  fizeram ambos se retirarem  do combate e voltarem a seus países, deixando o Brasil praticamente sozinho. Tamandaré foi substituído no comando da esquadra pelo Almirante  Joaquim José Inácio, futuro Visconde de Inhaúma.
Paralelamente, Osório organizou um 3º corpo  de exército no Rio Grande do Sul, com mais de cinco mil homens. Na ausência de Mitre, Caxias assumiu o comando geral e providenciou a reestruturação do exército.
entre novembro de 1866 e Julho de 1867, Caxias organizou um corpo de saúde ( para dar assistência aos inúmeros feridos e combater  a epidemia da colera-morbo) e um sistema de abastecimento das tropas. Coseguiu também que a esquadra imperial, que se ressentia do comando de Mitre, colaborasse nas manobras contra Humaitá. Nesse períoco, as operações militares limitaram-se a escaramuças com os paraguaios e a bombardeios da esquadra contra Curupaiti. López aproveitava a desorganização do inimigo para reforçar suas fortificações em Humaitá.
Apesar dos esforços de Caxias, os aliados só reiniciaram a ofensiva em 22 de julho de 1867. A amrcha de flanco pela ala esquerda das fortificações paraguaias constituía a base tática de Caxias:  ultrapassar o reduto fortificado paraguaio, cortar as ligações entre Assunção e Humaitá e submeter esta última a cum cerco. Com este fim, Caxias iniciou a marcha em direção a Tuiu-Cauê.
Em 1º de agosto Mitre retornou ao comando e insistia no ataque pela ala direita, que já se mostrara desastroso em Curupaiti. Embora a manobra de Caxias tenha sido bem-sucedida, o tempo decorrido possibilitou a López fortificar-se também nessa região e fechar de vez o chamado Quadrilátero.

Yesterday Once More - Ray Conniff