sábado, 6 de abril de 2013

Cadomblé e Umbanda - 6ª Parte

No Cadomblé os cânticos são em línguas africanas. Iorubá ou Banto, dependendo da nação de origem daquele grupo. 
Os cânticos da Umbanda são em português.
No cadomblé o culto é voltado unicamente aos orixás que são considerados deuses e não espíritos.
Na Umbanda, trabalham com espíritos como caboclos, pretos-velhos e ciganos, entre outros.
No Cacomblé, só os orixás podem provocar a possessão; a nenhum espírito que tenha tido vida na terra, é permitido este fenómeno.
Na Umbanda, é permitida a incorporação de qualquer tipo de entidade.    

História da primeira colonização brasileira.

22 de Abril de 1500. Pedro Alvares chega ao Brasil com toda sua comitiva. Começava a invasão européia. Marcava período renascentista da Europa.
Grandes navegações e descoberta de novas terras.
Função de Portugal em relação ao Brasil:
1. Explorar o pau-brasil
2. Escravisar os índios
Com isso também, o tráfico de navios negreiros, começava a árdua vida do negro e a escravidão.
Portugal traz mudas de cana para o Brasil.
No ano de 1930 com auxilio  da burguesia holandesa, Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações de engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu. Tal acordo foi de grande importância para coroa portuguesa, tendo em vista que a mesma não contava com recursos suficientes para investir na atividade.     
 Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu  a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar. Essas plantation consistiam em grandes expansões de terras ( latifúndios ) controlados por um único proprietário o Senhor do Engenho.Esse modelo de economia agrícola, orientado pelo interesse metropolitano, acabou impedindo a ascensão de outras atividades para fora dos interesses da economia portuguesa.
O engenho, centro da produção de açúcar, baseava-se em um modo de organização específica.
A sede administrativa do engenho fixava-se na casa grande, local onde o senhor do engenho, sua família e demais agregados moravam. A senzala era local destinado ao precário abrigo da mão de obra escrava. As terras eram em grande parte utilizadas na formação de plantations, tendo uma pequena  parte destinada a uma restrita policultura de subsistência e a extração de madeiras.
Separada do espaço do cultivo da cana, existiam outras instalações que davam conta do processamento da cana-de-açúcar colhida. Na moenda na casa das caldeiras e  na casa de se purgar ocorria o beneficiamento de toda produção recolhida.Esse era umprocesso inicial para o transporte de açúcar, que ao chegar na Europa, ainda sofreria outros processos de refinamento.
Dessa forma notamos que a fazenda açucareira representava bem mais que um mero sistema de exploração das terras coloniais.Nesse mesmo espaço rural percebemos a instituição de toda uma sociedade formada por hábitos e costumes próprios. O engenho propiciou um sistema de relações sociais específicos, conforme podemos atestar na obra grande clássica " Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freire. Na qualidade de um espaço dotado de relações  específicas,o engenho e o açúcar  trouxeram muito consigo muitos aspectos culturais da sociedade brasileira.