sábado, 27 de agosto de 2011

Por detrás daquele óculos - Capítulo I (Ficção)

Celso Alves do Santos, um guri daquele que não para quieto. Mais conhecido como Professor Pardal. aquele cara que não para um segundo. Vive inventando novidades, algo diferente. Para ele tudo é idéia. De onde vem tanta inspiração, não se sabe. Cuiosidade, seja o que for, todo tempo para ele é motivo de invenção.
Todo essa agitação já vinha desde piá.
Mas agora ele já é guri, de Nova Palma, gaúcho dos bom. Aquele que não para nunca, pau pra toda hora.


PRIMEIRA FASE: Ofensiva Parguaia ( 1864 - 1865 ) - História do Brasil

Guerra do Paraguai, Invasão das províncias de Mato Grosso, corrientes e Rio Grande do Sul
Durante a primeira fase da guerra ( 1864 - 1865 ) a iniciativa esteve com os paraguaios.. Os exércitos de López definiram as três frentes de batalhas iniciais, invadindo Mato Grosso e no Sul, Rio Grande e Corrientes, os paraguais estabeleceram dois teatros de operações.
A invasão de Mato Grosso foi feita ao mesmo tempo por dois corpos de tropas paraguaias. A província achava-se quase desguarnecida militarmente, e a superioridade numérica dos invasores permitiu-lhes realizar uma camapanha rápida e bem-sucedida.
Um destascamento de cinco mil paraguaios, transportados em dez navios e comandados pelo Coronel Vicente Barros, subiu o Rio Paraguai e ataciy o Forte de Nova Coimbra. A guarnição de 155 homens, resistiu durante três dias, sob o comando do tenente-coronel Hermenegildo de Albuquerque Porto Carrero, depois barão  de Forte de Coimbra. Quando as munições se esgotaram, os defensores abandonaram a fortaleza e se retiraram, rio acima, a bordo da canhoneira Ahambaí, em direção a Corumbá.
A segunda coluna paraguaia, comandada pelo Coronel Francisco Isidoro Resquin e integrada por quatro mil homens, por terra,  em uma região mais ao sul de Mato Grosso, e logo enviou  um destacamento para atacar a colônia militar  fronteiriça de Dourados. O cerco, dirigido pelo Major Martin  Urbieta; encontrou brava resistência por parte do tenente Antônio João Ribeiro, atualmente patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais, e de seus 16 companheiros, que morreram sem render em 29 de dezembro de 1864.. Os invasores prosseguiram até Nioaque e Miranda, derrotando as tropas do Coronel, José Dias da Silva. Enviaram em seguida um destacamento até Coxim, tomada em abril de 1865.
As forças paraguaias, apesar das vitórias obtidas, não continuaram sua marcha até Cuiabá, a capital da província, onde o ataque inclusive era esperado. João Manuel  Leverger, havia fortificado o acampamento de Melgaço par proteger Cuiabá. O principal objetivo de invadir o Mato Grosso, foi distrair a atenção  do governo braileiro, para o norte do Paraguai, quando a decisão da guerra se daria no sul, região mais próxima do estuário do Prata. é o que se chama de uma manobra diversiunista, destinada a iludir o inimigo.
A invasão de Corrientes e do Rio Grande do Sul foi a segunda etapa da ofensiva paraguaia. Para levar apoio aos blancos, no Uruguai, as forças paraguaias tinham que atravessar território argentino. Em Março de 1865, Lópes pediu ao governo argentino autorização para que o exército comandado pelo General  Venceslau Robles, em cerca de 25 mil homens, atravessasse a província de Corrientes. O presidente  Bartolomeu Mitre, aliado do Brasil na intervenção do Paraguai, negou-lhe a permissão. Em resposta a essa negativa, no dia 18 de março de 1865, o Paraguai declarou guerra a Argentina.
Ns sexta-feira de 13 de abrol de 1865, uma esquadra paraguaia de 5 belonaves, descendo o Rio Paraná, aprisionou navios argentinos no porto fluvial de Corrientes. Em seguida, as tropas do general Robles, tomaram a cidade. Ao invadir Corrientes, López pensava obter apoio do poderoso caudilho argentino, General Justo  José de Urquiza, governador das províncias de Corrientes e entre Rios, chefe federalista hostil a Mitre e o governo de Buenos Aires. A invasão da Argentina por López, teve efeito oposto,.
Urquiza e outros federalistas argentinos simpatizavam com os blancos uruguaios. O assassinato do General  blanco Leandro Gómez, pelos colorados após a sua heróica defesa de Payssandú do ataque dos brasileiros e colorados em janeiro de 1865 causou ressentimentos dos federalistas argentinos. As ações de López deram aos federalistas argentinos apenas duas opções lutar contra o invasor ou continuar neutros.
Urquíza inicialmente, prometeu lutar contra López. Aatitude ambígua  assumida por Urquíza, entretanto,  manteve estacionadas as tropas paraguaias, que avançaram posteriormente cerca de 200km em direção ao sul, mas terminaram por perder a ofenciva.
Em ação conjugada com as forças de Robles, um tropa de dez mil homens sob as ordens do tenente-coronel Antônio de la Cruz Estigarriba., cruzou a fronteira argentina ao sul de Encarnación, em maio de 1865, dirigindo-se ao Rio Grande do Sul. Atravessou-o no Rio Uruguai na altura da Vila de São Borja e a tomou em 12 de Junho. Uruguaiana, mais ao sul, foi tiornada em 5 de agosto sem apresentar qualquer resistência significativa ao avanço paraguaio.

Um Fim de Tarde com você!!!

Num fim de tarde com você
Em pensamentos e em canções
Em desejos, anseios e emoções
Numa primavera, no mesmo dia
No além qualquer
O que importa apenas
É querer sempre passar um fim de tarde com você!!!!

Acústicos & Valvulados - Fim de Tarde Com Você