domingo, 12 de maio de 2013

Primeiras Notas

CURSOS DE:
*Violão *Guitarra *Baixo
*Viola Caipira *Piano *Teclado
*Cavaquinho *Aula a Domicílio
Rua:Quintino Bocaiúva nº 344
Fone: 3311-7218   

Pra Sonhar

Pra Sonhar
Pra amar
Pra imaginar
Pra viajar
Pra correr atrás
Pra acreditar
Pra te buscar
Caminhar entre arco-íris
Viajar pela galáxia
Pra sonhar
Um encontro
Uma cantiga
Um passado
Uma saudade
Um momento
Com você
Com o mundo
Com a vida
Num avião
Um navio
Sempre algo pra contar
Pra sonhar
Mesmo um caso Platônico
Pra te amar e nada mais
Imensa luz pra ti!!!

Clipe Oficial "Pra Sonhar" - Marcelo Jeneci

http://youtu.be/Bpfw47x5a90

Pra Sonhar - Marcelo Jeneci

Capotraste na 4ª casa
Tom: C

C
  Quando te vi passar fiquei paralisado
                               Dm        G
Tremi até o chão como um terremoto no Japão
    Dm          G
Um vento, um tufão
         Em          Am
Uma batedeira sem botão
       Dm
Foi assim viu
G               C
  Me vi na sua mão
 
Perdi a hora de voltar para o trabalho
Voltei pra casa e disse adeus
          Dm            G
Pra tudo que eu conquistei
     Dm           G
Mil coisas eu deixei
 Em          Am
Só pra te falar
       Dm
Largo tudo



Refrão:
      G                C7M
Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Dm7          G
Ou num navio a navegar
 C7M
Num avião a decolar
 
 
 
 
Dm7         G
Indo sem data pra voltar
 Em7
Toda de branco no altar
 F7M
Quem vai sorrir
Quem vai chorar
Em7     A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7        G         C7M
Uma história pra sonhar
        Bm7(4)  E7  ( C7M  Bm7(4)  E7 ) (2x)
Pra sonhar
 
 
 
C
  O que era sonho se tornou realidade
De pouco em pouco a gente foi erguendo
   Dm             G
O nosso próprio trem
 Dm          G
Nossa Jerusalém
              Em          Am
Nosso mundo, nosso carrossel
       Dm
Vai e vem vai
G                 C
E não para nunca mais
 
De tanto não parar a gente chegou lá
                                Dm       G
Do outro lado da montanha onde tudo começou
  Dm              G
Quando sua voz falou
            Em           Am
Pra onde você quiser eu vou
       Dm
Largo tudo
 
Refrão final:
      G                C7M
Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Dm7          G
Ou num navio a navegar
 C7M
Num avião a decolar
Dm7         G
Indo sem data pra voltar                                              
 
Em7
Toda de branco no altar
 F7M
Quem vai sorrir
 
Quem vai chorar
Em7     A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7        G
Uma história pra contar
 
   C7M
Domingo, na praia, no sol, no mar
Dm7          G
Ou num navio a navegar
 C7M
Num avião a decolar
Dm7         G
Indo sem data pra voltar
 Em7
Toda de branco no altar
 F7M
Quem vai sorrir
Quem vai chorar
Em7     A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7        G         C7M
Uma história pra contar
        Bm7(4)  E7
Pra contar
 
 

Teoria Musical - Pautas e Pentagramas

PAUTAS: são os espaços que separam uma linha de outra. Contém quatro espaços:
Ex:
 PENTAGRAMAS: Vem do grego:
Penta = cinco
Grama = linhas
São as cinco linhas contadas de baixo para cima.
Ex:
  

História da Música Medieval - Guido D'Arezzo

Guido D'Arezzo, nasceu no ano de 992 , foi um monge italiano e regente da Catedral de Arezzo, província de seu nascimento.
Foi um músico italiano e um monge beneditino nascido em Arezzo e se tornou uma das figuras mais importante da música de todos os tempos e um homem a frente de sua época, pois trouxe diversas  inovações para o mundo da música. De exemplo temos:
- o processo de aplicações  nas práticas de solfejos em diferentes modos nos remete Guido D'Arezzo, que foi também o criador do sistema hexacordal que tinha um padrão fixo de intervalos : dois tons,um semitom, e própria de classdificar os graus da escala, criou um sistema de solmização que sobrevive  até os dias de hoje, onde sofreu só algumas modificações. O sistema criado por Guido tornava como base o hexacorde, no qual era um grupo de seis diatônicas apenas com um intervalo de semitom,no qual D"Arezzo propôs a nomeação  das notas correspondentes ao famoso Hino de São João Batista, que tinha cada frase iniciada com: " Ut, Ré, Mi, Fá,  Sol, Lá."  O Sistema completo utilizava três hexacorde no qual era denominados de "naturale", que se iniciava com C, o Dorum, que se começava com G e o Molle, que se iniciava com F e previa a existência de um B, bemol. Se uma melodia se estendesse além da extenção do hexacorde, utilizava-se então o processo de mutação, que dessa forma atendia as demanda do sistema modal da época e também se estendia por toda a tessitura vocal.
O intervalo de semitom era chamado de " Mi-Fá" e servia como ponto de referência nesse sistema de hexacordes, que inclusive as seis sílabas propostas por Guido se tornaram altamente conhecidas e utilizadas pela Europa, por aproximadamente por cinco séculos, portanto muitas do período modal para o tonal tornou-se necessário o acréscimo da oitava completa, uma sétima sílaba "Si" também adicionada, transformando o sistema  até então hexacordal, a sílaba "ut" também foi modificada  pela sílaba "Dó" de entoação mais fácil. Sendo essa una exceção apenas na França.