CURSOS DE:
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domingo, 12 de maio de 2013
Pra Sonhar
Pra Sonhar
Pra amar
Pra imaginar
Pra viajar
Pra correr atrás
Pra acreditar
Pra te buscar
Caminhar entre arco-íris
Viajar pela galáxia
Pra sonhar
Um encontro
Uma cantiga
Um passado
Uma saudade
Um momento
Com você
Com o mundo
Com a vida
Num avião
Um navio
Sempre algo pra contar
Pra sonhar
Mesmo um caso Platônico
Pra te amar e nada mais
Imensa luz pra ti!!!
Pra Sonhar - Marcelo Jeneci
Capotraste na 4ª
casa
Tom: C

C
Quando te vi passar fiquei paralisado
Dm G
Tremi até o chão como um terremoto no Japão
Dm G
Um vento, um tufão
Em Am
Uma batedeira sem botão
Dm
Foi assim viu
G C
Me vi na sua mão
Perdi a hora de voltar para o trabalho
Voltei pra casa e disse adeus
Dm G
Pra tudo que eu conquistei
Dm G
Mil coisas eu deixei
Em Am
Só pra te falar
Dm
Largo tudo
Refrão:
G C7M
Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Dm7 G
Ou num navio a navegar
C7M
Num avião a decolar
Dm7 G
Indo sem data pra voltar
Em7
Toda de branco no altar
F7M
Quem vai sorrir
Quem vai chorar
Em7 A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7 G C7M
Uma história pra sonhar
Bm7(4) E7 ( C7M Bm7(4) E7 ) (2x)
Pra sonhar
C
O que era sonho se tornou realidade
De pouco em pouco a gente foi erguendo
Dm G
O nosso próprio trem
Dm G
Nossa Jerusalém
Em Am
Nosso mundo, nosso carrossel
Dm
Vai e vem vai
G C
E não para nunca mais
De tanto não parar a gente chegou lá
Dm G
Do outro lado da montanha onde tudo começou
Dm G
Quando sua voz falou
Em Am
Pra onde você quiser eu vou
Dm
Largo tudo
Refrão final:
G C7M
Se a gente se casar domingo
Na praia, no sol, no mar
Dm7 G
Ou num navio a navegar
C7M
Num avião a decolar
Dm7 G
Indo sem data pra voltar
Em7
Toda de branco no altar
F7M
Quem vai sorrir
Quem vai chorar
Em7 A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7 G
Uma história pra contar
C7M
Domingo, na praia, no sol, no mar
Dm7 G
Ou num navio a navegar
C7M
Num avião a decolar
Dm7 G
Indo sem data pra voltar
Em7
Toda de branco no altar
F7M
Quem vai sorrir
Quem vai chorar
Em7 A7(4)
Ave maria, sei que há
Dm7 G C7M
Uma história pra contar
Bm7(4) E7
Pra contar
Teoria Musical - Pautas e Pentagramas
PAUTAS: são os espaços que separam uma linha de outra. Contém quatro espaços:
Ex:
PENTAGRAMAS: Vem do grego:
Penta = cinco
Grama = linhas
São as cinco linhas contadas de baixo para cima.
Ex:
Ex:
PENTAGRAMAS: Vem do grego:
Penta = cinco
Grama = linhas
São as cinco linhas contadas de baixo para cima.
Ex:
História da Música Medieval - Guido D'Arezzo
Guido D'Arezzo, nasceu no ano de 992 , foi um monge italiano e regente da Catedral de Arezzo, província de seu nascimento.
Foi um músico italiano e um monge beneditino nascido em Arezzo e se tornou uma das figuras mais importante da música de todos os tempos e um homem a frente de sua época, pois trouxe diversas inovações para o mundo da música. De exemplo temos:
- o processo de aplicações nas práticas de solfejos em diferentes modos nos remete Guido D'Arezzo, que foi também o criador do sistema hexacordal que tinha um padrão fixo de intervalos : dois tons,um semitom, e própria de classdificar os graus da escala, criou um sistema de solmização que sobrevive até os dias de hoje, onde sofreu só algumas modificações. O sistema criado por Guido tornava como base o hexacorde, no qual era um grupo de seis diatônicas apenas com um intervalo de semitom,no qual D"Arezzo propôs a nomeação das notas correspondentes ao famoso Hino de São João Batista, que tinha cada frase iniciada com: " Ut, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá." O Sistema completo utilizava três hexacorde no qual era denominados de "naturale", que se iniciava com C, o Dorum, que se começava com G e o Molle, que se iniciava com F e previa a existência de um B, bemol. Se uma melodia se estendesse além da extenção do hexacorde, utilizava-se então o processo de mutação, que dessa forma atendia as demanda do sistema modal da época e também se estendia por toda a tessitura vocal.
O intervalo de semitom era chamado de " Mi-Fá" e servia como ponto de referência nesse sistema de hexacordes, que inclusive as seis sílabas propostas por Guido se tornaram altamente conhecidas e utilizadas pela Europa, por aproximadamente por cinco séculos, portanto muitas do período modal para o tonal tornou-se necessário o acréscimo da oitava completa, uma sétima sílaba "Si" também adicionada, transformando o sistema até então hexacordal, a sílaba "ut" também foi modificada pela sílaba "Dó" de entoação mais fácil. Sendo essa una exceção apenas na França.
Foi um músico italiano e um monge beneditino nascido em Arezzo e se tornou uma das figuras mais importante da música de todos os tempos e um homem a frente de sua época, pois trouxe diversas inovações para o mundo da música. De exemplo temos:
- o processo de aplicações nas práticas de solfejos em diferentes modos nos remete Guido D'Arezzo, que foi também o criador do sistema hexacordal que tinha um padrão fixo de intervalos : dois tons,um semitom, e própria de classdificar os graus da escala, criou um sistema de solmização que sobrevive até os dias de hoje, onde sofreu só algumas modificações. O sistema criado por Guido tornava como base o hexacorde, no qual era um grupo de seis diatônicas apenas com um intervalo de semitom,no qual D"Arezzo propôs a nomeação das notas correspondentes ao famoso Hino de São João Batista, que tinha cada frase iniciada com: " Ut, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá." O Sistema completo utilizava três hexacorde no qual era denominados de "naturale", que se iniciava com C, o Dorum, que se começava com G e o Molle, que se iniciava com F e previa a existência de um B, bemol. Se uma melodia se estendesse além da extenção do hexacorde, utilizava-se então o processo de mutação, que dessa forma atendia as demanda do sistema modal da época e também se estendia por toda a tessitura vocal.
O intervalo de semitom era chamado de " Mi-Fá" e servia como ponto de referência nesse sistema de hexacordes, que inclusive as seis sílabas propostas por Guido se tornaram altamente conhecidas e utilizadas pela Europa, por aproximadamente por cinco séculos, portanto muitas do período modal para o tonal tornou-se necessário o acréscimo da oitava completa, uma sétima sílaba "Si" também adicionada, transformando o sistema até então hexacordal, a sílaba "ut" também foi modificada pela sílaba "Dó" de entoação mais fácil. Sendo essa una exceção apenas na França.
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