domingo, 26 de junho de 2011

BAURU DE FORNO

                                          INGREDIENTES:
12 colheres de sopa de fsarinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento
1 xícara de chá dse óleo
4 ovos
3 xícaras de chá de leite
1 pitada de sal
                                        RECHEIO
300g de presunto
300g de mussarela
2 tomates
1 colher de sopa de orégano
                                  MODO DE PREPARO
1. Bata tudo no liquidificador
2. Despejar metade da massa em uma assadeira untada e quadrade.
                                        RECHEIO
1. Pique os ingredientes
2. Coloque em camadas sobre a metada da massa o presaunto, a mussarela, tomates e orégano.
3. coloque a última camada de massa
4. Leve no forno para assar

JOHN WyCCLEFFE, HISTÓRIA DA REFORMAQ

John Wicclef, nasceu em Hipswell, Inglaterra no ano de 1324 e faleceu em  de 1384, com 60 anos de Idade.
Foi professor da universidade de Oxford, teólogo e Reformador religioso inglês, considerado precurssor das reformas religiosas que sacudiram a Europa  nos séculos XV e XVI. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycclif.
Sua família era tradicional da região de Yorkshire, sendo que, à época do seu nascimento as propriedades familiares cobriam amplo território nas redondezas de Hipswell, seu local de nascimento. Não há certeza sobre o ano de seu nascimento, um dos mais citados é 1320 a 1328.
Não se sabe ainda, o ano que ele foi enviado pela família para estudar na Universidade de Oxford, mas há certeza de que estava desde o ano de 1345.
Na universidade, aplicou-se nos estudos de teologia e filosofia e legislação canônica. Tornou-se sacerdote e depois serviu como professor no Balliol College, ainda em Oxford. Por volta de 1365, tornou-se bacharel em teologia e, em 1372, doutor em teologia.
Como teólogo, logo destacou-se  pela firme defesa  dos interesses nacionais contra as demandas do papado, ganhando reputação de patriota e reformista. Wycclif  afirmava que havia um grande  contraste entre o que a igreja era e o que deveria ser, por isso defendia reformas. Suas idéias apontavam a incompatibilidade, entre várias normas do clero e os ensinos de Jesus e seus apóstolos.
Uma dessas incompatibilidades era a questão das propriedades e riquezas do clero. Wycclif, queria o retorno da igreja à primitiva pobreza dos tempos dos envangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com o poder temporal do papa e dos cardeais. Para ele o Estado, deveria tomar posse de todas as propriedades da igreja e encarregar-se diretamente do sustento do clero. Logo, a cátedra deixou a ser o único meio de propagação de suas idéias, ao iniciar a escrita de seu trabalho mais importante, a Summa thelogiae. Entre as idéias mais revolucionárias desta obra,  está a afirmação de que,  nos assuntos de ordem material, o rei está acima do papa e que a Igreja deveria renunciar a qualquer tipo de poder temporal. Sua obra seguinte, " De Civili Dominiu", aprofunda as críticas ao Papado de Avignon, onde esteve a sede provisória da Igreja de 1309 até 1377.  Com seu sistema de venda de indulgências e a vida pedulária e luxuosa de muitos padres, bispos e religiosos sustentados com o dinheiro do povo. Wycclif, defendia que era tarefa do Estado lutar o que considerava abusos do papado. A obra contém 18 teses, que vieram ao público em Oxford em 1376.
Suas idéias espalharam-se com grande rapidez, em partes pelos interesses da pobreza em confiscar os bens então em poder da igreja. Wycclif, pregava nas igrejas em Londres e sua mensagem era  bem recebida.
Apesar de sua crescente popularidade, a igreja apressou-se em censurar Wycclif. Em 19 de Fevereiro de 1377, Wyccliffe é intimado a apresentar-se diante do Bispo de Londres para Explanar-lhe seus ensinamentos. Compareceu acompanhado de vários amigos influentes e quatro monges foram seus advogados. Uma multidão aglomerou-se na igreja para apoiar Wyccliffe,  e houve animosidades com o bispo. Isto irritou ainda mais o clero e os ataques contra Wyccliffe se intensificaram, acusando-o de blasfêmea, orgulho e heresia.   Enquanto isso, os partidos do parlamento inglês pareciam convictos de que os monges poderiam ser melhor controlados se fossem avaliados de suas obrigações seculares.
É importante lembrar, que neste período, desemrolava-se a Guerra dos Cem anos entre a França e a Inglaterra. Na Inglaterra daquele tempo, tudo era identificado como francês era visto inimigo e nessa visão se incluiu a igreja, pois havia transferido sua sede de Roma, para Avignon, na França. A elite inglesa, reagia a idéia de enviar dinheiro para os papas políticos, como também popular, despertando o nacionalismo inglês.
Em 22 de maio de 1377, o Papa Gregório XI, que em janeiro havia abandonado Avignon, para retornar a cede em Roma, expediu uma bula contra Wyccliffe, declarando que suas 18 teses eram errôneas e perigosas para a Igreja e o Estado. O apoio de Wyccliffe, desfrutava na corte e no parlamento tornaram tornaram a bula sem efeito prático, pois era geral opinião  que a Igreja estava exaurindo os cofres ingleses.