INGREDIENTES:
12 colheres de sopa de fsarinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento
1 xícara de chá dse óleo
4 ovos
3 xícaras de chá de leite
1 pitada de sal
RECHEIO
300g de presunto
300g de mussarela
2 tomates
1 colher de sopa de orégano
MODO DE PREPARO
1. Bata tudo no liquidificador
2. Despejar metade da massa em uma assadeira untada e quadrade.
RECHEIO
1. Pique os ingredientes
2. Coloque em camadas sobre a metada da massa o presaunto, a mussarela, tomates e orégano.
3. coloque a última camada de massa
4. Leve no forno para assar
domingo, 26 de junho de 2011
JOHN WyCCLEFFE, HISTÓRIA DA REFORMAQ
John Wicclef, nasceu em Hipswell, Inglaterra no ano de 1324 e faleceu em de 1384, com 60 anos de Idade.
Foi professor da universidade de Oxford, teólogo e Reformador religioso inglês, considerado precurssor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycclif.
Sua família era tradicional da região de Yorkshire, sendo que, à época do seu nascimento as propriedades familiares cobriam amplo território nas redondezas de Hipswell, seu local de nascimento. Não há certeza sobre o ano de seu nascimento, um dos mais citados é 1320 a 1328.
Não se sabe ainda, o ano que ele foi enviado pela família para estudar na Universidade de Oxford, mas há certeza de que estava desde o ano de 1345.
Na universidade, aplicou-se nos estudos de teologia e filosofia e legislação canônica. Tornou-se sacerdote e depois serviu como professor no Balliol College, ainda em Oxford. Por volta de 1365, tornou-se bacharel em teologia e, em 1372, doutor em teologia.
Como teólogo, logo destacou-se pela firme defesa dos interesses nacionais contra as demandas do papado, ganhando reputação de patriota e reformista. Wycclif afirmava que havia um grande contraste entre o que a igreja era e o que deveria ser, por isso defendia reformas. Suas idéias apontavam a incompatibilidade, entre várias normas do clero e os ensinos de Jesus e seus apóstolos.
Uma dessas incompatibilidades era a questão das propriedades e riquezas do clero. Wycclif, queria o retorno da igreja à primitiva pobreza dos tempos dos envangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com o poder temporal do papa e dos cardeais. Para ele o Estado, deveria tomar posse de todas as propriedades da igreja e encarregar-se diretamente do sustento do clero. Logo, a cátedra deixou a ser o único meio de propagação de suas idéias, ao iniciar a escrita de seu trabalho mais importante, a Summa thelogiae. Entre as idéias mais revolucionárias desta obra, está a afirmação de que, nos assuntos de ordem material, o rei está acima do papa e que a Igreja deveria renunciar a qualquer tipo de poder temporal. Sua obra seguinte, " De Civili Dominiu", aprofunda as críticas ao Papado de Avignon, onde esteve a sede provisória da Igreja de 1309 até 1377. Com seu sistema de venda de indulgências e a vida pedulária e luxuosa de muitos padres, bispos e religiosos sustentados com o dinheiro do povo. Wycclif, defendia que era tarefa do Estado lutar o que considerava abusos do papado. A obra contém 18 teses, que vieram ao público em Oxford em 1376.
Suas idéias espalharam-se com grande rapidez, em partes pelos interesses da pobreza em confiscar os bens então em poder da igreja. Wycclif, pregava nas igrejas em Londres e sua mensagem era bem recebida.
Apesar de sua crescente popularidade, a igreja apressou-se em censurar Wycclif. Em 19 de Fevereiro de 1377, Wyccliffe é intimado a apresentar-se diante do Bispo de Londres para Explanar-lhe seus ensinamentos. Compareceu acompanhado de vários amigos influentes e quatro monges foram seus advogados. Uma multidão aglomerou-se na igreja para apoiar Wyccliffe, e houve animosidades com o bispo. Isto irritou ainda mais o clero e os ataques contra Wyccliffe se intensificaram, acusando-o de blasfêmea, orgulho e heresia. Enquanto isso, os partidos do parlamento inglês pareciam convictos de que os monges poderiam ser melhor controlados se fossem avaliados de suas obrigações seculares.
É importante lembrar, que neste período, desemrolava-se a Guerra dos Cem anos entre a França e a Inglaterra. Na Inglaterra daquele tempo, tudo era identificado como francês era visto inimigo e nessa visão se incluiu a igreja, pois havia transferido sua sede de Roma, para Avignon, na França. A elite inglesa, reagia a idéia de enviar dinheiro para os papas políticos, como também popular, despertando o nacionalismo inglês.
Em 22 de maio de 1377, o Papa Gregório XI, que em janeiro havia abandonado Avignon, para retornar a cede em Roma, expediu uma bula contra Wyccliffe, declarando que suas 18 teses eram errôneas e perigosas para a Igreja e o Estado. O apoio de Wyccliffe, desfrutava na corte e no parlamento tornaram tornaram a bula sem efeito prático, pois era geral opinião que a Igreja estava exaurindo os cofres ingleses.
Foi professor da universidade de Oxford, teólogo e Reformador religioso inglês, considerado precurssor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycclif.
Sua família era tradicional da região de Yorkshire, sendo que, à época do seu nascimento as propriedades familiares cobriam amplo território nas redondezas de Hipswell, seu local de nascimento. Não há certeza sobre o ano de seu nascimento, um dos mais citados é 1320 a 1328.
Não se sabe ainda, o ano que ele foi enviado pela família para estudar na Universidade de Oxford, mas há certeza de que estava desde o ano de 1345.
Na universidade, aplicou-se nos estudos de teologia e filosofia e legislação canônica. Tornou-se sacerdote e depois serviu como professor no Balliol College, ainda em Oxford. Por volta de 1365, tornou-se bacharel em teologia e, em 1372, doutor em teologia.
Como teólogo, logo destacou-se pela firme defesa dos interesses nacionais contra as demandas do papado, ganhando reputação de patriota e reformista. Wycclif afirmava que havia um grande contraste entre o que a igreja era e o que deveria ser, por isso defendia reformas. Suas idéias apontavam a incompatibilidade, entre várias normas do clero e os ensinos de Jesus e seus apóstolos.
Uma dessas incompatibilidades era a questão das propriedades e riquezas do clero. Wycclif, queria o retorno da igreja à primitiva pobreza dos tempos dos envangelistas, algo que, na sua visão, era incompatível com o poder temporal do papa e dos cardeais. Para ele o Estado, deveria tomar posse de todas as propriedades da igreja e encarregar-se diretamente do sustento do clero. Logo, a cátedra deixou a ser o único meio de propagação de suas idéias, ao iniciar a escrita de seu trabalho mais importante, a Summa thelogiae. Entre as idéias mais revolucionárias desta obra, está a afirmação de que, nos assuntos de ordem material, o rei está acima do papa e que a Igreja deveria renunciar a qualquer tipo de poder temporal. Sua obra seguinte, " De Civili Dominiu", aprofunda as críticas ao Papado de Avignon, onde esteve a sede provisória da Igreja de 1309 até 1377. Com seu sistema de venda de indulgências e a vida pedulária e luxuosa de muitos padres, bispos e religiosos sustentados com o dinheiro do povo. Wycclif, defendia que era tarefa do Estado lutar o que considerava abusos do papado. A obra contém 18 teses, que vieram ao público em Oxford em 1376.
Suas idéias espalharam-se com grande rapidez, em partes pelos interesses da pobreza em confiscar os bens então em poder da igreja. Wycclif, pregava nas igrejas em Londres e sua mensagem era bem recebida.
Apesar de sua crescente popularidade, a igreja apressou-se em censurar Wycclif. Em 19 de Fevereiro de 1377, Wyccliffe é intimado a apresentar-se diante do Bispo de Londres para Explanar-lhe seus ensinamentos. Compareceu acompanhado de vários amigos influentes e quatro monges foram seus advogados. Uma multidão aglomerou-se na igreja para apoiar Wyccliffe, e houve animosidades com o bispo. Isto irritou ainda mais o clero e os ataques contra Wyccliffe se intensificaram, acusando-o de blasfêmea, orgulho e heresia. Enquanto isso, os partidos do parlamento inglês pareciam convictos de que os monges poderiam ser melhor controlados se fossem avaliados de suas obrigações seculares.
É importante lembrar, que neste período, desemrolava-se a Guerra dos Cem anos entre a França e a Inglaterra. Na Inglaterra daquele tempo, tudo era identificado como francês era visto inimigo e nessa visão se incluiu a igreja, pois havia transferido sua sede de Roma, para Avignon, na França. A elite inglesa, reagia a idéia de enviar dinheiro para os papas políticos, como também popular, despertando o nacionalismo inglês.
Em 22 de maio de 1377, o Papa Gregório XI, que em janeiro havia abandonado Avignon, para retornar a cede em Roma, expediu uma bula contra Wyccliffe, declarando que suas 18 teses eram errôneas e perigosas para a Igreja e o Estado. O apoio de Wyccliffe, desfrutava na corte e no parlamento tornaram tornaram a bula sem efeito prático, pois era geral opinião que a Igreja estava exaurindo os cofres ingleses.
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