sábado, 12 de novembro de 2011

Quem foi Francisco Pires?

Francisco Pires, mais conhecido pelo pseudônimo de Chico Pires. Caboclo simples, analfabeto, herdou toda herança de Silvério Pinto. Uma proporção enorme de terras que nem ele sabia medir o tamanho. Por ser analfabeto, sem ter instrução nenhuma foi perdendo seus bens. Filho de um dos fundadores que fora Silvério Pinto. Levou uma vida pacata, cuidando de suas terras, criando suínos, plantio do café. Levava uma vida simples.
Até que um dia, aparecera na região um certo advogado, muito esperto, se dizia fiscal do governo seu nome Francisco Gavião. Cruel, frio, com sua esperteza ele apossou das terras de Francisco Pires, e outros sitiantes e fazendeiros da região. Curiosidade, todos analfabeto. Fez uma limpa geral.
O único bem deixado por Gavião, a Chico Pires, ainda foi roubado por um outro político da região.
Ficou praticamente sem nada Francisco Pires.
Augusto Correa Gomes, um fazendeiro da região lhe dera uma casinha para ele. E pode até seu falecimento desfrutar daquele lugarzinho cedido por Gomes.
Até onde pesquisei a história, o tal Advogado Francisco Gavião, habitou em Candito Mota.
Não sei qual sua consciencia, se ele viveu na impunidde, ou quem sabe seus herdeiros sofreram alguma consequencia.
Mas o que sei, é que imensa fortuna, história, pessoas humildes foram roubadas, tiradas de suas terras. Sofreram ameaças, até pistoleiros a mando de Gavião.
Deixou na região de Ribeirão dos Pintos, nome da fundação certo rancores daqueles que sofreram a opressão que fizera.
Hoje Ribeirão dos Pintos, se chama Ribeirão do Sul, uma pequena cidade do interior paulista que vive de sua agro-industria.
Bem perto dali, se encontra a Estrada Boiadeira, chão que JOSÉ THEODORO DE SOUZA, exprorou muito bem e deixou em cada beco pessoas importantes que mais tarde vieram a fundar cidades do interior paulista, sbe-se lá até o Rio Grande do Sul.

DEZEMBRADA - História da Guerra do Paraguai - 2ª Parte

Em 21 de Dezembro de 1868, tendo recebido o necessário abastecimento por Villeta, os brasileiros atacaram o PIQUISSIRI, pela retaguarda e, após seis dias de combates contínuos, conquistaram a posição de, LOMAS VALENTINA, com o que obrigou a guarnição de ANGOSTURA, a render-se em 30 de dezembro. As batalhas da Dezembrada exibiram espantosas mortandades dos dois lados, bem como tentativas de recuo das tropas brasileiras, impedidas graças à presença de Caxias, na linha de frente. López, acompanhado apenas de alguns contingentes, fugiu para o norte, na direção da cordilheira.
Após destruir o exército paraguaio em LOMAS VALENTINAS, Caxias acreditava que a guerra tinha acabado. Não se preocupou em organizar e chefiar a perseguição de López, pois parecia que o ditador fugia para se asilar em outro país e não, como se viu depois, para improvisar um exército e continuar a resistir no interior.
No dia 24 de dezembro, os três novos comandantes da Tríplice Aliança, Caxias, o argentino Gelly Y Obes e o uruguaio Enrique Castro, enviaram uma intimação a Solano López, para que se rendesse. Mas López, recusou-se a ceder e, acompanhando apenas de alguns contingentes, fugiu para o norte, na direção da cordilheira, chegando a CERRO LEÓN.
O comandante-em-chefe brasileiro se dirigiu para ASUNCIÓN, evacuada pelos paraguaios e ocupada em 1º de janeiro de 1869, por tropas imperiais comandadas pelo Coronel Hermes Ernesto da Fonseca, pai do futuro Marechal  Hermes da Fonseca. No dia 5 de janeiro, Caxias entrou na cidade, com o restante do exército e 13 dias depois, por motivos de saúde, deixou o comando e regressou ao Brasil. A partida de Caxias e de seus principais chefes militares fez crescer entre as tropas o desânimo, com a multiplicação dos pedidos de dispensa dos oficiais e voluntários.

Estou Aqui

Estou aqui
Querendo-te sempre
Estou aqui
Trazendo palavras
Dicções de meu coração
Harmonia do prazer
Fragrância de toda primavera
O amor se confunde com palavras
O carinho num delírio de um imaginário
Abraço
Um amasso
Qulquer afeto
Luz, desejo e sedução
Trago sempre aqui, pois  sois
Uma estrela no mundo a sempre me inspirar
Lindo Final de Semana para você!!!!

Shakira - Estoy Aqui