sábado, 4 de agosto de 2012

O....

O individualismo tem seu preço e é solitário.
É preciso viver socialmente e na solidariedade viva e fraterna e sem ganância e despreendimento, para que a felicidade possa dar lugar num caminho de vida, fé e amor.

História do Brasil - Ditadura Militar - Motivações Ideológicas - 1ª parte

O golpe de estado do ano de 1964, qualificado por personagens que foram e são  a seu favor como uma revolução, instituiu a Ditadura Militar, que durou até 1985. Os militares então justificaram o golpe, que eclodiu cinco amos após o alinhamento cubano  à União Soviética;sob alegação de que havia no Brasil uma ameaça comunista , afirmando ter eclodido no caso de uma contrarevolução, fortemente contestada pela historiografia marxista. Luís Mir, porém. em seu livro " Revolução Impossível", da Editora Best Seller, deixa claro que Cuba já financiava e treinava guerrilheiros brasileiros desde o ano de 1961, durante o governo Jãnio Quadros, o mesmo diz a Denise Rellemberg em seu livro " O apoio a Cuba à Luta Armada no Brasil",publicado pela Editora Muad no ano de 2001.Tendo havido apoio Cubano à movimentos guirrelheiros brasileiros antes de 1964 ou não,  o caminho do Golpe Militar, ditadura, suspensão de liberdade de imprensa, de eleições e cassações e prisões por posicionamento político não era o único seguido  nomundo para combater movimentos armados de esquerda. Em países da Europa Ocidental havia, guerrilhas comunistas financiadas pelo bloco soviético  enem por isso Itália,Inglaterra e Alemanha sofreram golpes militares e nem regimes de exceção  durante a guerra fria. Assim sendo, muitos autores não marxistas dão conta da possível inclinação conservadora ou alinhamento aos discursos lacerdistas (UDN) das forças golpistas por Castelo Branco e com apoio militar logístico dos Estados Unidos da América. Outros falamna vontade  de extirpar à força dos herdeiros do Trabalhismo popularista Varguista como Jango e o PTB.


Minuta da História

Dia 04 de Agosto do Ano de 1875. Morte de Hans Cristian Andersen, fundador da literatura Infantil.

Minuta da História

Dia 04 de Agosto do ano de 1849. Anita Garibaldi, morre doente, aos trinta nos de idade.

Minuta da História

Dia 04 de Agosto do ano de 1699. Morais Navarro, assassina 400 índios desarmados, em festa armadilha, em Madre de Deus, no Ceará.