sábado, 28 de janeiro de 2012

História curta - Minutas da história

Dia 28 de Janeiro do ano de 1979. Bispos latino-americanos reúnem-se em Puebla, Colômbia.

História Curta

Dia 28 de Janeiro do ano de 1853. Nasce José Marti, notável poeta e direigente revolucionário cubano.

28 de Janeiro - Dia Internacional do Hanseniano

História do Brasil - Conclusão da Guerra do Paraguai

As aldeias paraguaias destruídas pela guerra foram abandonadas e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência  na região central do país. As terras das outras regiões foram vendidas  a  estrangeiros, principalmente argentinos e transformadas em latifúndios. A indústria  entrou em decadência. O mercado paraguaio abriu-se para os produtos ingleses e o país viu -se forçado  a contrair seuprimeiro empréstimo no exterior  um milhão de libras da Inglaterra, que se pode considerar a potência mais beneficiada por esta guerra,pois além de ver extinta a competição paraguaia na América do Sul como exemplo de desenvolvimento , viu Brasil e Argentina aumentarem suas dívidas externas.
Depois da guerra, boa parte dasmelhores terras do Paraguai foi anexada pelos vencedores. O Brasil ficou com a região  entre o rio Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso. A Argentina, anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central, ( território argentino de Formosa ). Durante todo o tempo da campanha, as províncias de Entre Rios e Corrientes abasteceram as tropas brasileiras com gado, gêneros alimentícios e outros produtos.
O Brasil, que sustentou basicamente sozinho a guerra,pagou um preço alto pela vitória.  Durante os cinco anos de lutas, as despesas  do Império chegaram ao dobro de sua receita, provocando uma crise financeira . A escravidão passou a serquestionada,pois os escravos que lutaram  pelo Brasil, permaneceram escravos.
O exército brasileiro, passou ser uma força nova e experessiva dentro da vida nacional. Transformara-senuma instituição  forte que, com a guerra, ganhara tradições e coesão interna e representaria um  papel significativo no desenvolvimento  posterior da história do país. Além disso, houve a formação de um inquietante espírito corporativista no exército.

Respire seu próprio ar

Respire o ar que está em sua volta
Faz fluir o amor, a bondade, a paciência
Sejas simples assim como a natureza
Tudo será encantador e atraente em você
Não deixe que o passado corroa seu presente
Respira o sabor da vida
Do amor e carinho a sua volta
Dê valor a sua vida e a família que tem

Skeeter Davis - The End Of The World (1963)