As aldeias paraguaias destruídas pela guerra foram abandonadas e os camponeses sobreviventes migraram para os arredores de Assunção, dedicando-se à agricultura de subsistência na região central do país. As terras das outras regiões foram vendidas a estrangeiros, principalmente argentinos e transformadas em latifúndios. A indústria entrou em decadência. O mercado paraguaio abriu-se para os produtos ingleses e o país viu -se forçado a contrair seuprimeiro empréstimo no exterior um milhão de libras da Inglaterra, que se pode considerar a potência mais beneficiada por esta guerra,pois além de ver extinta a competição paraguaia na América do Sul como exemplo de desenvolvimento , viu Brasil e Argentina aumentarem suas dívidas externas.
Depois da guerra, boa parte dasmelhores terras do Paraguai foi anexada pelos vencedores. O Brasil ficou com a região entre o rio Apa e Branco, aumentando para o sul o estado do Mato Grosso. A Argentina, anexou o território das Missões e a área conhecida como Chaco Central, ( território argentino de Formosa ). Durante todo o tempo da campanha, as províncias de Entre Rios e Corrientes abasteceram as tropas brasileiras com gado, gêneros alimentícios e outros produtos.
O Brasil, que sustentou basicamente sozinho a guerra,pagou um preço alto pela vitória. Durante os cinco anos de lutas, as despesas do Império chegaram ao dobro de sua receita, provocando uma crise financeira . A escravidão passou a serquestionada,pois os escravos que lutaram pelo Brasil, permaneceram escravos.
O exército brasileiro, passou ser uma força nova e experessiva dentro da vida nacional. Transformara-senuma instituição forte que, com a guerra, ganhara tradições e coesão interna e representaria um papel significativo no desenvolvimento posterior da história do país. Além disso, houve a formação de um inquietante espírito corporativista no exército.
Nenhum comentário:
Postar um comentário