quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OPORTUNIDADE DE EMPREGO - CONCURSO PÚBLICO

TCU ABRE CONCURSO COM 70 VAGAS  PARA AUDITOR FEDERAL  DE CONTROLE EXTERNO

Apartir do dia 5 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU), estará com inscrições abertas para o concurso público destinado de Auditor Federal  de Controle Externo. Ao todo são 70 vagas, sendo que  42 na área de Auditoria Governamental, 26 na  Auditoria de Obras Públicas e 2 na área de apoio Técnico e Administrativo na especialidade de Psicologia.
Os profissionais contratados deverão atuar em Brasília, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia e Roraima. A remuneração será de R$ 11.256, 83 por jornadas de 40 horas semanais.
Às pessoas portadoras de deficiência, serão reservadas 5% das vagas para cada cargo e das que vierem a surgir durante o prazo da validade do concurso.
Para concorrer, os interessados deverão inscrever-se até às 23h59min  do dia 26 de setembro, no site www.cespe.unb.br/concursos//tcu2011. A taxa de inscrição será de R$ 100,00.
Esse concurso público compreenderá duas etapas. A primeira será constituída de provas objetivas e de provas  discursivas. Já a segunda será composta de programa de formação, a ser realizado em Brasília, ao qual será submetidos somente candidatos aprovados e classificados na primeira etapa do concurso. As provas objetivas e as provas discursivas serão realizdas em Brasília/DF , Rio Branco/AC, Macapá/AP, Manaus/AM, São Luís/MA, Porto Velho/RO, e Boa Vista/RR.
Conheça o conteúdo programático das provas e as atribuições dos cargos, lendo o edital completo disponível  no site acima citado.   

O CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O primeiro ano  do curso  é ocupado com as disciplínas  básicas,  como sociologia, português,  economia e administração. Em seguida vêm as disciplínas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aula de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestra sobre questões de atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem monografia e conclusão do curso.
Duração Média: 4 anos
O que pode fazer
Auditoria
Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros de balanços.
Contabilidade Gerencial
Registrar e analisar  as operarções financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
Controle e Perícia
Coordenar todas as operações  fiscais e financeiras de empresas públicas e privada.
Ensino
Dar aulas em cursos técnicos e treinamentos para funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no Ensino Superior é preciso pós-graduação.