quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Técnica de Redação - Para Lembrar

Não se critica ou reformula algo que não se conhece bem.
Se não houvesse questionamento ainda viveriamos  em cavernas.
O diálogo do grego  dia=movimento através, logos =palavra, com o leitor é fundamental.
É preciso  antecipar os questionamentos possíveis do leitor, no sentido de manter um diálogo aprofundado e inteligente.
Já para os gregos, a arte do diálogo tinha o sentido  de convencer através da palavra.
São muitas as idéias que permeiam nosso pensamento. Tudo o que você leu, viu e ouviu fazem parte de seu repertório  pesoal. Como vimos anteriormente, há um conhecimento pré existente  acerca dos fatos históricos, culturais e científicos em nossa cultura ocidental  aceitos como verdadeiros. O tempo todo,  confrontamos o que já  conhecemos com a novidade. Aceitar ou não é uma questão de juízo de valores. Todo juízo de valor implica em outro que o questiona ou contradiz. Esse prIdéocesso do pensamento em se questionar  e contradizer chama-se dialético. É uma oportunidade de observar a realidade sob vários pontos de vista.Há três momentos no processo  dialético do pensamento:
  1. Idéia inicial
  2. Idéia contrária
  3. União dos opostos
A estrutura básica do texto que você escreve corresponde aos três momentos do raciocínio dialético. A princípio, temos a introdução, ou seja, a descrição do tema ou idéia inicial. Em seguida, o desenvolvimento. O questuionamento em relação à idéia inicial. Finalmente, a conclusão, ou seja, a união dos argumentos mais contundentes de cada idéia.
As três partes que estruturam o texto, também podem ser denominadas: prólogo, corpo e epílogo, começo, meio e fim; introdução, miolo e final, primeira, segunda e terceira parte. O mais importante é compreender que um bom texto depende de uma boa estrutura . Mas, fique tranquilo. Mais adiante veremos com mais cuidado  cada parte da estrutura.
Prática. Pesquise uma notícia recentemente no jornal. Abstraia do texto a idéia principal e a idéia oposta. Reescreva o texto com suas palavras e adicione a conclusão. Máximo 20 linhas. Seus leitores são estudantes de supletivo para adultos.

Profissões - O Mercado de Trabalho na área de Hotelaria

É uma área promissora para bacharéis e tecnólogos. Com a realização de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil investirá ainda mais na construção de hotéis, especialmente nas capitais que abrigarão as partidas  e provas. O mercado tende a continuar a crescer, a boa fase da imagem do Brasil no exterior também  incentiva a vinda de turistas, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada. As áreas em destaque são as tradicionais, como eventos  e administração, e a prestação de serviços de hotelaria, alimentação e governança, principalmente em hospitais e condomínios, além de spas. O mercado valoriza os profissionais que, além do conhecimento de hotelaria, sejam especializados em hospitalidade, diz a coordenadora. São Paulo é a cidade brasileira  que mais recebe visitantes durante a semana em razão do grande  volume de negócios, são 45 mil eventos por ano e, assim, absorve muitos profissionais. O Rio de Janeiro, também recepciona eventos internacionais, procura mão de obra especializada. Além de novos hotéis de luxo em construção, na Bahia e em Pernambuco, foram recentemente inaugurados os resords Mussulo, na Paraíba, o It Campanário Vilaggio, em Florianópolis, e o Keona Beach, em Alagoas. O turismo no sul do país também cresce e, portanto, as oportunidades  para o egresso aumentam. Por causa da proximidade com Chile, Argentina e Uruguai, os profissionais da Região Sul, também encontram vagas nesses países. A área acadêmica apresenta boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicos de Hotelaria precisam de pessoas capacitadas para dar aulas. Nas grandes capitais, os hospitais privados também têm investido em hotelaria de luxo para dar mais conforto  aos pacientes.
SALÁRIO INICIAL:R$ 638,99
Fonte: Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região.

Esperança

A esperança é o sinal da fé
Que alimenta a alma
Busca perspectiva de vida
Estimula os ânimos
E sempre acredita que dentro de você
Existe uma força além
Capaz de superar quaisquer dificuldade
Não desista de seus sonhos
Acredite no seu amor
Todo universo que você possa conquistar
Busque a simplicidade e humildade
Como essência de seu dia a dia

Beyonce - Halo [Artistic Piano Interpretation]