terça-feira, 3 de abril de 2012

Minuta da História

Dia 03 de Abril do ano de 1972.No governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici. Emenda Constitucional nº 2 torna indireta a eleição de governadores noano de 1974.

Minuta da História

Dia 03 de Abril do ano de 1967. O exército prende oito guerrilheiros do MNR ( Movimento Nacionalista Revolucionário) na Serra  de Caparaó, divisa de Minas Gerais e Espírito Santo.

Minuta da História

Dia 03 de Abril do ano de 1915. A´pos 4 anos de guerra e 54 dias de ataque, cai Santa Maria, maior reduto dos rebeldes da Guerra dos Contestado.

História da Reforma Protestante

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas : abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.
A Igreja Católica vinha, desde o final da Idade Média, perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. Muitos elementos do clero estavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais, deixavam a população insatisfeita.
A burguesia comercial, em plena expansão no século XVI, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
No campo político, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram próprios da realeza.
O novo pensamento renascentista também fazia oposição aos preceitos da Igreja. O homem renascentista, começava a ler mais e formar uma opinião cada vez mais crítica. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, começaram a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo. Um pensamento baseado na ciência e na busca da verdade através de experiências e da razão.

Despreendimento do mundo material


Fui criança
Brinquei com todas as raças
Não sabia que havia preconceito
Tudo era igual,
Negros, brancos
Pobres e ricos
Sem preconceito
Sonhei, brinquei
Pensava realizar tantas coisas
Quando fiquei adulto
Tantas idéias e vontades
Se frustraram,pois o mundo competitivo
Deu lugar ao egoísmo
E o amor e todo seu fundamento
Ficou como plano secundário
A razão nem sempre prevaleceu
As deslealdade visivelmente foram se revelando
E as decepções consequentemente vieram junto
Saída sei que existe!
Está na consciência de cada um
No amor que revela em cada ser
O céu dá lugar a todos!

Ser Como Tu - Eduardo e Silvana (Lançamento 2010)