sábado, 29 de outubro de 2011

História Não Contadas nos Livros e nas escolas - 1ª Parte

O que conto aqui, tudo começa no ano de 1864, quando dava inúcio a Guerra do Paraguai.
Não existe registro em livro nenhum, são relatos de pessoas e documentos com a pesquisa feita consegui e descrevi a história, ao montar a história de uma cidade paulista chamada Ribeirão do Sul. Mas tal documento, tal história nunca foi publicada por falta de verba, mas o que pesquisei jamais esqueci, foi onde me interecei imensamente por história.
Como disse, no início dessas escritas, tudo começa com a Guerra do Paraguai, no ano de 1864.
Muitas pessoas foram convocadas a servir as forças armadas brasileiras, para combater contra os paraguaios. E muitos não queriam ir para a guerra, de onde aparecera JOSÉ THEODORO DE SOUZA, um desbravador de terras, ele abriu uma estrada chamada " Estrada da Boiadeira ". Essa estrada ligava o sul de Minas até o Rio Grande do Sul. Detalhe, esa estrada até hoje existe, adoraria fazer um documentário detalhado sobre essa estradas e os episódios desse caminho, tudo que aconteceu. Mas por falta de verba não é possível. Essa estrada foi aberta com o intuíto das pessoas convocadas para a guerra se refugiarem. Onde Teodoro foi o guia dessa estrada, guia e desbravador. Um bandeirante, homem severo, sério, fundador de São Pedro do Turvo, Campos Novos Paulsita e outros sertões do Vale do Paranapanema. José Teodoro, além de desbravar e possar de imensas terras matou muitos indígenas e faleceu em São Pedro do Turvo, os 72 anos de idade.

História - Quarta Fase - Os Aliados Retomam a ofensiva (1868 - 1869 ) - Tomada de Humaitá

Mitre, deu ordem para a esquadra imperial forçassem em Curupaiti e Humaitá. Em 15 de agosto, duas divisões de cinco encouraçados ultrapassaram, sem perdas, Curupaiti, mas foram obrigadas a deter-se frente aos poderosos canhões da fortaleza de Humaitá. O fato causou novas dissensões no alto do comando aliado. Mitre desejava que a esquadra proceguisse. Os brasileiros, entretanto, considravam imprudente e inútil prosseguir, enquanto não se concatenassem ataques terrestres  para envolver o Quadrilátero, que se iniciaram, finalmente, em 18 de agosto.
A partir de Tuiu-Cuê, os aliados rumaram para o norte e tomaram São Solano, Vila do Pilar, e Tayi,às margens do Rio Paraguai, onde completaram o cerco da fortaleza por terra  e cortaram as comunicações fluviais entre Humaitá e Assunção. Em 3 de novembro de 1867, como reação, López atacou a retaguarda da posição aliada de Tuiuti. Nessa segunda batalha de Tuiuti, López esteve próximo da vitória, mas, graças ao reforço trazido pelo General Porto Alegre, os brasileiros venceram, com pesadas perdas.
Em janeiro de 1868, com o afastamento  definitivo de Mitre, que retornou à Argentina, Caxias voltou a assumir o comando geral dos aliados. Em 19 de fevereiro a esquadra imperial, capitão-de-amar-e-guerra Delfim Carlos de Carvalho, depois Barão da Passagem, forçou a passagem de Humaitá. Apesar os navios encouraçados terem ultrapassado a fortaleza, chegando a bombardear Assunção, só em 25 de julho de 1868 Humaitá, totalmente cercada, caiu após um demorado cerco.

Por Você

Por você,,,,,
Aqui estou......
Sempre...
Trago todas as minhas emoções
Para misturar com as suas
Virar uma salada de sentimentos
De prazer, alegrias e felicidade
Desejos e vontades
Um despertar no silêncio
Um querer calado
Não importa como
Trago sempre um brilho em sua vontade
Todo seus desejos, quem sabe anseios
Quem sabe mistéro

calling you 村冶佳織 (kaori muraji)