sábado, 18 de junho de 2011

A ORIGEM DO PAPA





A palavra "papa" significa simplesmente papai e trata-se de um termo de carinho e respeito. Hoje, este termo é usado exclusivamente para o bispo de Roma.  No entanto, nem sempre foi assim. Na época antiga,  ele era usado para qualquer bispo distinto.  Não nos deteremos nas origens do termo, mas sim na origem do bispo de Roma que atuou e atua com autoridade na igreja Católica Romana.
As origens do bispado romano, são remotas e praticamente não há registros históricos. A igreja Católica Romana afirma a origem de seu bispado em Pedro e concordamos que Pedro provavelmente esteve em Roma e que tenha sido martirizado no governo de Nero, mas é só isso.  Não há um único registro e nenhum historiador, nem católico nem evangélico que afirme que o apóstolo tenha transferido sua autoridade de bispo aos seus sucesores. Na verdade,  o que temos é o apóstolo se auto-designando como presbítero e não como bispo.
Por serem confusas as origens do bispado de Roma,  os historiadores sugerem que, no início, taçvez não tenha sido monárquico, ou seja um só bispo.
 

André Leonno /Espírito Santo