terça-feira, 4 de outubro de 2011

Angústia. Fator pisicológico ou filosófico?

O filósofo Arthur Shopenhauer, apresenta em sua filosofia, uma visão extremamente pessimista da vida: para ele, viver é necessáriamente sofrer. Por mais que se tente conferir um sentido à vida, na verdade, ela não possui sentido ou finalidade alguma. A própria vontade é um mal. Nós queremos vencer, desejamos vencer. Mas a vontade gera a angústia e a dor, e os mais tenros momentos de prazer, por mais profícuos que possam vir a ser, são apenas intervalos frente a infelicidade.
É com base em Shopenhauer que um outro pensador alemão, Friedrich Wilhelm Nietzche, conclue que, dentre todos os povos da antiguidade, os gregos foram os que apresentaram maior sensibilidade para compreender o sofrimento e a tragicidade da existência humana, como permeada pela dor, solidão e morte. No entanto, os mesmos gregos criaram uma sociedade baseada no princípio do equilibrio nada de demasia como forma der combater todos os nossos instintos e paixões. a arte é conhecida, nesta concepção da vida, com a tragicidade e angústia de nossa existência.  Segundo  Nietzsche é preciso ter consciência de que a vida é uma tragédia, para que possamos desviar um instante os olhos da nossa própria indigência, desse nosso horizonte limitado, colocando mais alegria em nossas vidas. A arte tem essa função.
Jean-Paul Sartre, filósofo francês contemporâneo, representante maior da corrente existencialista,  de fendeu que a angústia surge no exato  momento que o homem, percebe a sua condenação irrevogável à liberdade, isto é, o homem está condenado a ser livre, posto que sempre haverá uma opção de escolha mesmo diante de A, pode optar por escolher o não-A. ao perceber tal condenação, ele se sente angustiado em saber quer é o senhor de seu destino.

História da Reforma Protestante ´João Calvino em Estrasburgo

Em 1538, Farell irá refugiar-se em Neuchâtel. Calvino dirige-se a Estraburgo, após ter inicialmente pretendido a ir a Basiléia. Estraburgo era na altura parte da zona da língua alemã, mas a proximidade da fronteira com a França, significava que ali se tinha desenvolvido uma comunidade de exilados franceses. Tal como em Genebra, Farell reconhecera o potencial de Calvino, em Estraburgo, Martin Bucer, será o protetor de  Calvino. Durante três anos Calvino dirigiu dirigiu em Estraburgo uma igreja de protestantes franceses, a convite de Buces Segundo, o biógrafo courvoisier. Estraburgo, é a cidade onde João Calvino, se torna verddeiramente Calvino. O seu sistema de pensamento é aqui conbistanciado em algo de mais  marcadamente original. A sua obra Instituto é aqui re-editada em 1539. É agora três vez maior do  do que a primeira edição. Em Outubro de 1539. Pierri Caroli, chega a Estraburgo, onde permanece pouco tempo. Caroli e Calvino, inimigos desde há anos, têm uma disputa. Caroli está agora algures entre o catolicismo e o protestantismo. Ele acusa Calvino de ter o confundido  na sua fé. Calvino sofre uma crise nervosa . Neste outono de 1539, Calvino escreve também um comentário à cara de Paulo aos Romanos. Este tema é particularmente querido do protestantismo, porque ali se encontra a justificação através da fé como a base de sustentação do movimento protestante,  pois somente a fé salva e justifica. A igreja é por  este prisma mais uma comunidade de crentes do que um enquadramento jurídico. Os sacramentos só recebem o seu sentido através da fé. Sem fé não tem qualquer efeito. Já Lutero tinha destacado a carta de Paulo aos Romanos como o cerne do Novo Testamento e o mais alto do evangelho. Em Estrasburgo, Calvino casa-se em Agosto de 1540 com a viúva Idelette de Bure, que tinha sido previamente asdepta do anabaptismo. Traz duas crianças do seu prévio casamento. Calvinio tem 31 anos de idade. a cerimônia de casamento foi dirigida por Guillaume Farel. Em 1541,  a peste negra ou peste bubônica, recrudeste em Estrasburgo. Idelette e as duas crianças procuram abrigo em casa de um irmão, nas  redondezas.

Quero estar contigo sempre


Quero estar contigo sempre
Em pensamento
Em conexão
Nas imaginações, quem sabe fetiches
Num episódio de um filme qualquer
O nosso capítulo
Entre flores e primavera
Em pleno e sensual amor

Fabiana Cantilo Feat Gustavo Cerati - Eiti Leda