terça-feira, 30 de agosto de 2011

Depressão e Doenças Cardíacas - Saúde

Os suntomas depressivos apesar de muito comunssão pouco detectados  nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo  e sua recuperação. Anteriormente estudos, associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, assiocia-se sintoma de depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivo é o infarto miocárdio. Tmbém não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante e sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas é a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta  o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.

INSTITUTIO RELIGIONIS CHRISTIANAE - Histórias de João Calvino

Em março de 1536, é publicada em Basiléia a primeira edição de " Institutio Religionis Christianae". No prefácio menciona a sua estadia em Basiléia, "enquanto na França são queimados na fogueira crentes e pessoas santas." Fala de santos mártires. Dirige-se no livro ao Rei Francisco I, que procura convencer das boas intenções  da Reforma. Ao mesmo tempo, a sua teologia começa a adquirir contornos mais marcados e mais autónomos, em relação ao Luteranismo. Uma tendência que se fortalecerá  no futuro. Critica a vida dos mosteiros, que compara a bordéis. Calvino pretende não só a Reforma da Igreja mas de todos os indivíduos. A institutio é " a organização da sociedade, daqueles que acreditam em Jesus Cristo."
Em Março de 1536, Calvino viaja até Ferrara, na companhia de Louis Du Tillet. Calvino esperava um acolhimento aberto às idéias protestantes na sua estadia em Ferrara. Engnava-se. Teria de interromper a visita logo em Abril. Foi então até Paris. Mas Calvino não tem futuro em França. Numa carta ao amigo Nicolas Dulchemin, compara sua situação com a dos judeus no Egipto. A França era o seu Egipto. Queixa-se na mesma carta dos rituais da missa, considerando-os idólatras. Calvino sai definitivamente da França em 1536, procurando terras politicamente independentes da França e de espíritos mais abertos para a reforma. Dirige-se, então, para cidades  dos territórios que hoje constituem a Suíça.

Você!!!!

Você é um doce perfume
Onde me banho de sua presença
Você é um linda flor
Onde em todas primavera desperta meu amor
Você é a luz brilhante da maior estrela do céu
Que brilha sempre meus desejos e prazer
Você é única e diferente
Para meus olhos.....meu doce prazer!!!!

Andrea Ross - Moon River