domingo, 12 de maio de 2013

História da Música Medieval - Guido D'Arezzo

Guido D'Arezzo, nasceu no ano de 992 , foi um monge italiano e regente da Catedral de Arezzo, província de seu nascimento.
Foi um músico italiano e um monge beneditino nascido em Arezzo e se tornou uma das figuras mais importante da música de todos os tempos e um homem a frente de sua época, pois trouxe diversas  inovações para o mundo da música. De exemplo temos:
- o processo de aplicações  nas práticas de solfejos em diferentes modos nos remete Guido D'Arezzo, que foi também o criador do sistema hexacordal que tinha um padrão fixo de intervalos : dois tons,um semitom, e própria de classdificar os graus da escala, criou um sistema de solmização que sobrevive  até os dias de hoje, onde sofreu só algumas modificações. O sistema criado por Guido tornava como base o hexacorde, no qual era um grupo de seis diatônicas apenas com um intervalo de semitom,no qual D"Arezzo propôs a nomeação  das notas correspondentes ao famoso Hino de São João Batista, que tinha cada frase iniciada com: " Ut, Ré, Mi, Fá,  Sol, Lá."  O Sistema completo utilizava três hexacorde no qual era denominados de "naturale", que se iniciava com C, o Dorum, que se começava com G e o Molle, que se iniciava com F e previa a existência de um B, bemol. Se uma melodia se estendesse além da extenção do hexacorde, utilizava-se então o processo de mutação, que dessa forma atendia as demanda do sistema modal da época e também se estendia por toda a tessitura vocal.
O intervalo de semitom era chamado de " Mi-Fá" e servia como ponto de referência nesse sistema de hexacordes, que inclusive as seis sílabas propostas por Guido se tornaram altamente conhecidas e utilizadas pela Europa, por aproximadamente por cinco séculos, portanto muitas do período modal para o tonal tornou-se necessário o acréscimo da oitava completa, uma sétima sílaba "Si" também adicionada, transformando o sistema  até então hexacordal, a sílaba "ut" também foi modificada  pela sílaba "Dó" de entoação mais fácil. Sendo essa una exceção apenas na França.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário