sábado, 26 de novembro de 2011

Última fase da guerra do Paraguai - A Caça de Lopez


Em agosto de 1869, a trípice Aliança instalou em Asunción um governo provisório fantoche aliado de contrários a Solano, encabeçado pelo paraguaio , Cirilo Antonio Rivarola. O império acelerou o processo para a formação  do governo, que prometerá realizar eleições democráticas no ano seguinte a  criar uma assembléia  constituinte.
Solano López, prosseguindo na resistência, refez um pequeno exército de 5000 homens, a maioria velhos, crianças e veteranos  semi-inválidos e 36 canhões  na região montanhosa de Ascurra-Caacupê-Peripebuí, aldeia que transformou em sua capital. À frente de 12 mil homens, o conde d' Eu, chefiou a campanha contra a resistência paraguaia, a chamada " Campanha das Cordilheiras", encerrada em 18  de agosto.
Principalmente no Brasil, após os conservadores terem voltado ao poder no camará imperial, se tornou prioridade a reconstrução do estado paraguaio. Para este ser reconhecido, era necessário a vitória sobre Solano. O processo foi acelerado pela entrada do governo argentino, em  1868, de Domingo Faustino Sarmiento, cujos desejos expansionista o Império do Brasil temia.
* NA PRÓXIMA SEMANA A HISTÓRIA FINAL DESSA IMENSA GUERRA NA AMÉRICA DO SUL."

Nenhum comentário:

Postar um comentário