Foto de São Pedro de Turvo - SP
José Theodoro de Souza, desbravou uma imensa estrada chamada Boiadeira, que ligava o sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Interessante saber, que essa estrada ainda existe. Só não faço pesquisa e levantamento desta história, por falta de verba, se não faria com todo entusiasmo e levantaria dados e conseguiria documentos reais que comprovasse essa história.
Continuando a história, Theodoro, desbravara a Estrada da Boiadeira, que ligava o Sul de Minas até o Rio Grande do Sul, essa estrada tinha o intuíto de guiar convocados para a guerra do Paraguai e não queriam ir para a guerra. Onde surge o Bandeirante Theodoro, onde foi guia dessas pessoas, onde ele ofereceu esse caminho como guia para que as pessoas locomovecem e não participacem da referida guerra.
Foi onde, muitas cidades, províncias, vilas, foram surgindo e hoje são imensas cidades, as que não progrediram tanto como outras, deixaram sua história registrada.
E uma dessas histórias que conto aqui é sob Ribeirão do Sul, interior paulista.
Em meados do ano de 1866, José Theodoro de Souza, deixa nas terras de Ribeirão do Sul, Silvério Pinto, companheiro inseparável e de confiança de Theodoro, homem frio e guerreiro,cruel e também latifundiario, que ficara com imensa terras que Theodoro passara para ele. Silvério Pinto, iniciou em suas terras uma Vila chamada, Ribeirão dos Pintos. Essa região se localizava no sudeste do interior paulista. Silvério Pinto, possuia imensidão de terra sua, que ia até Campos Novos Paulista e chegra na região de Marília, mas foi em Ribeirão dos Pintos que ele desbravara um vilarejo e acentava sua família na localidade.
Não se sabe como foi a morte de Silvério Pinto, como ele faleceu, se foi de febre amarela, pois a região era muito quente, havia muitos perigos naturais, que poderia acontecer ou quem sabe assassinado, pois era um homem temido e odiado por muitos, principalmente pelos indígenas daquela região.
O que se sabe de Silvério Pinto, nasceu Francisco Pires, história que na próxima semana contarei, o que Chico Pires fizera e o que acontecera com a fortuna deixada de Silvério Pinto, seu pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário