domingo, 16 de junho de 2013

A Lira e a Lírica na Grécia

Foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do ocidente. A própria palavra música  nasceu na Grécia, onde " Mousikê" significa " A Arte das Musas", abrangendo também a poesia e a dança. O rítmo era o denominador comum das tr~es artes, fundindo-as numa só. Dessa forma a Lírica era um gênero poético, mas seu traço principal era a melodia e até seu nome deriva de um instrumento musical a lira, como os demais povos antigos os gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Seu sistema musical apoiava-se numa escala de quatro sons, o tetracorde. Da união de dois tetracordes formaram-se escalas de oito notas , cuja riqueza sonora já permitia traçar linhas melódicas. Estas escalas mais amplas, os Modos, tornaram o sistema musical grego conhecido posteriormente de modal.
O canto prendia-se  a uma melodia simples, a Monodia, pois os Músicos da Grécia ignoravam as combinações simultâneas de sons harmonias. Mas nem por isso deixavam de caracterizar seus Modos  um sentido moral , o Ethos, tornando  os rítmos sensuais, religiosos, guerreiros, e assim por diante.
Uma vez que os ritos religiosos  quase não mudava, conservando a tradição, com o tempo criaram-se melodias padrão, muito fáceis e conhecido de todos. Eramos Nomoi, cujo acompanhamento se fazia com a Cítara e os Aulos. A cítara descendia da lira, e como ela, tinha cordas. Os aulos era um instrumento de sôpro, ancestral do oboé.
Partindo dos Nomoi,  a música da Grécia evoluiu para  a lírica solista, o canto conjunto e o solo instrumental. Depois, vieram as grandes tragédias inteiramente cantadas, que marcaram o apogeu da civilização helênica do século VI ao século IV a.C.
Daí por diante, a decadência do povo encaminhou a música da Grécia para o individualismo e o culto às aparências. Parecendo prever a dominação que lhes seria imposta pelos romanos, os gregos ironizavam a sua própria destruição.

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