terça-feira, 8 de novembro de 2011

Religião - O Caso Miguel Servet

Miguel Servet, era um homem de cultura, interessado, entre outras e muitas coisas, na religião. Como livre pensador, defendia que o dogma da Trindade não fazia qualquer sentido, sendo apenas um sofisma inventado no Primeiro Concilio de Nicéia. Será perseguido pela Igreja Católica em França, através da Inquisição, por causa de suas teses. Escapa e dirige-se a Genebra, mas os protestantes mostram-se menos intolerantes  para com suas idéias.
A história de ligação entre Servet e Calvino , começa em 1534, ano que ambos estiveram em Paris. Esteve nessa altura planejado um encontro que não chegou a realizar-se. No entanto, trocariam correspondência por vários anos.
O debate foi tornando-se numa azeda discussão. Um dos pontos principais da discussão epistolar continuava a ser a Santíssima Trindade. Perante a sua proposta para que Calvino lesse o manuscrito de seu livro" Restitutio", tendo-o enviado pelo correio, Calvino diz-lhe que deveria ler seu "Institutio". Servet fê-lo e escreveu comentários críticos nas margens do texto que foram depois enviados a Calvino.
Na próxima terça-feira continuação sobre essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário