terça-feira, 6 de setembro de 2011

História do Cristianismo - A Reforma em Genebra

Genebra, é nesta altura uma cidade de espíritos progressivos para a reforma protestante.Politicamente, a cidade está desde 1285 sob vassalagem aos condes de  Sabóia ou à cidade  episcopal ao bispo de Genebra, quase sempre ocupda por um bispo também da casa de Sabóia desde que o papa Félix V, Amadeu VIII de Sabóia, se autonomeou bispo da cidade. Na prática, no entanto, Genebra é quase uma cidade-estado, uma república que desde cedo se emancipou na conquista da sua liberdade municipal. Em 1522 inicia-se um conflito entre os pejorativamente chamados "mamelucos", que são conservadores e partidários da casa de Sabóia e os "confederados", alemão Eidgenossen; francês: Eidguenot, de onde possivelmente se formará a palavra Huguenotes, francês: huguenot. Estes últimos opõem-se a Sabóia. Em 1524, Karl III, Duque de Sabóia, tinha ocupado militarmente Genebra. Porém, em 1526, Genebra decide-se pela união com Berna e Friburgo, iniciando-se no caminho helvético. A reforma protestante não terá tido um papel determinante neste processo, segundo Bernard Cottret. Mas partir daqui começam reunir-se em Genebra elementos da Reforma. Em 1533, há o primeiro culto protestante de que há conhecimento nesta cidade. São  então cunhadas moedas com a inscrição: "Post tenebras lux"( após a escuridão, a luz ).O ano de 1536 marca uma viragem  na cidade de Genebra. neste ano, a reforma é adaptada oficialmente na cidade. Os cléricos da igreja católica são intimados a deixar de celebrar a missa como o faziam, com o cerimonial papista e seus abusos, (idolatria, aos olhos dos protestantes) e juntaram-se aos protestantes. Num novo fôlego de zelo religioso, as raparigas são obrigadas a usar o véu, cobrindo os seus cabelos. Já desde 1532 que se registavam  ataques e destruições de imagens religiosas, estátuas, figuras, etc. A adoração destas figuras eram vista pelos protestantes como idolatria. Há um episódio carismático deste fenômeno: num destes ataques à "idolatria papista", uma multidão apodera-se de cerca de 50 hóstias de um padre, dando-as a comer a cão. "Se as hóstias pertencem ao mesmo corpo de Deus, não se  deixar comer por um cão!" - é argumentado. Em junho de 1536, são abolidos em Genebra, por decisão de um conselho, todos os feriados, excepto os domingos. Todas estas transformações deram-se a influência de Calvino. Aliás, ainda nem sequer aí tinha chegado.

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