terça-feira, 6 de setembro de 2011

Depressão no paciênte com cancer

A depressão costuma atingir 15  a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimento. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças de estilo social e financeiros são questões forte e o bastante para justificarem desânimo e tristeza. A princípio sempre que o paciente apresenta um conjunto  de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam,  deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com as medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como os portadores de câncer são deprimidos. A depressão de quem tem câncer é normal, o tratamento da depressão  no paciente com câncer é ineficaz. A tristeza e o pesar são sentimentos normais  para uma pessoa que teve conhecimento da doença. Questões como a resposta ao tratamento, o tempo de investigação das  melhores técnicas  para tratamento de depressão.
Normalmente a pessoa que fica sabendo que está com câncer torna-se durante um curto espaço de tempo descrente, desesperada ou nega a doença. Esta é uma resposta normal no espectro  de emoções dessa fase, o que não significa que sejam emoções insuperáveis. No decorrer do tempo o humor depressivo toma o lugar das emoções iniciais. Agora o paciente pode ter dificuldade para dormir e a perda do apetite. Nessa fase o paciente fica ansioso, não consegue parar de pensar no seu novo problema e teme pelo futuro. As estatísticas mostram que aproximadamente metade das pessoas conseguirá se adaptar com essa situação tão adversa. Com isso estas pessoas aceitam o tratamento e o novo estilo de vida imposto não fica tão pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário