A Sinfonia, a Sonata, o Concerto e o Quarteto de Cordas, chegam ao apogeu com Beethoven, que pode ser considerado como transição entre o classicismo de Haydn e Mozart e o romantismo de Schuberth, Mendelssohn.
Acompanhamos no século XIX a evolução da Ópera da Itália, Rossini, Bellini, Donizetti, Boito, Verdi.
A evolução da França, a ópera dramática nasce com Aubert. Recebe impulso de Meyerbeer, Halévy, Gounod, Bized, Massenete.
A evolução da Alemanha. Podemos dizer que a ópera germânica nasceu com a Flauta Mágica de Mozart, no século XVIII e cresceu com Fidélio de Beethoven. A ópera alemã é plenamente realizda por Weber e levada por Wagner a directrizes completamente novas e à sua integração.
A ópera Cômica se desenvolveu na França, com Auber, Boïedieu, Hérold, Offenbach.
A Ópera Cômica na Alemanha, desenvolveu com Nicolai, Johann Strauss.
A Ópera Cômica na Ingalterra com Sullivan.
A Ópera Cômica nos Estados Unidos, com Victor Herbert, Operetas.
O Bailado como uma forma artística independente é criado por Delibes.
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