sexta-feira, 29 de março de 2013

Religião - A Sexta feira Santa e os Cristãos

Como anda a fé Cristã?
Hoje sexta-feira santa católicos param país e parte do mundo refletindo o martírio e sofrimento de Cristo.
Para os evangélicos, o que se reflete é a doutrina deixada por Cristo na sua palavra Sagrada a Bíblia.
Pena que haja essa separação, descomunhão entre católicos e evangélico.
Isso tudo teve início com a união da Igreja Católica, quando todos eram unidos numa única fé. Quando a Igreja uniu ao Imperador Romano Constantino. Toda doutrina da fé caiu ao chão:
-    A palavra de Cristo a Bíblia, passou a ser proibida entre os cristãos.....era terminantemente catequisar anunciar a Palvra de Deus aos camponeses, escravos.
- A bíblia foi escrita e rezada em latim, e somente o clero tinha poder de estuda-la e interpretá-la
- surgiu os sacramento da Igreja, que dava mais enfase que as escrituras sagradas. Até hoje tem validade.
- Surgiram tantos desandamento, o perdão dos pecados em troca de indulgencias
- O Papa, surgiu ai......na união com Constantino, podem pesquisar os papas que surgiram depois da união docatolicismo com Roma, que passou a ser a religião de fé, entre haspas dos romanos.
- Quando houve a queda de Roma, a igreja exercia um trabalho de base nas classes pobres do império. Nos camponeses.
- A igreja teve um alto poder, e era isenta dos impostos
- A igreja então se enriquecia tanto, que não poderia dividir seus bens aos padres que tinham suas esposas.
- Num concilio, ficou decidido que padre não poderiam se casar,porque a igreja não poderia dividir seus bens para a mulher e filhos.
Isso seria bíblico?
- No ano de 1095, o Papa Urbano II ,incia as Cruzadas. Na tentativa de converter o povo arabe ao cristianismo e promover capital de giro, maior comércio.
Foram oito cruzadas, que mataram milhões de pessoas entre cristãos e arabes.
-Era chamada a idade das trevas, pois tudo se concentrava em torno da igreja, não podia pensar, nãopodia inventar, nada. Muitos idealistas morreram torturados, considerados hereges.
A Inquisição.
Então cansado de tanto mando e desmandos. De uma doutrina que não era de Cristo.
Martinho Lutero dividia a igreja com a Reforma. E teve apoio de governso que como tempo foi ganhando terreno, embora a perseguições dos católicos e muito sangue ainda derramado a Igreja Católica se rendeu.
Ela mudou,mas ficou muito tradicionalismo. Embora estamos na Idade Contemporânea,o Recém Papa nomeado. Francisco, o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, terá uma tarefa ardua em reformar a casa. Casos de pedofilia, sexo, tradicionalismo. Quem sabe fazer a Igreja a voltar nos tempos antigos. Mudar a lei em que padre pode se casar. Como a Bíblia que autoriza. Daí será vista com outros olhos entre todos os cristãos. E aí sim poderão se unir numa só palavra,ideologia e mesma doutrina. Pois ainda vivemos um cristianismo separatista de doutrinas que desencontram e muitos escandalos, e pouca fé e humildade entre todos.
Esperamos que tudo se resolva. Que o amor assim deixado por Cristo seja vivenciado. Que a razão e a coesão das idéias e busca para um mundo e sociedade melhor seja o tema central e que a caridade da busca de dar melhores condições de vida a pobreza que ainda é muita seja a luta de todas igrejas unidas numa só fé e ideologia de vida, e esperança e atuante entre os povos.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário