domingo, 25 de novembro de 2012

Origem da Escrita Musical - 3ª Parte

Grande parte do desenvolvimento  da notação musical deriva do trabalho do monge Beniditino Guido d'Arezzo no ano 995 e 1050 d.C. Entre suas contribuições estão o dersenvolvimento da anotação absoluta das alturas, onde cada nota ocupa sua posição na pauta de acordo com a nota desejada.Além disso foi idealizador  idealizador do solfejo sistema de ensino musical que permite ao estudante cantar os nomes das notas. Com essa finalidade criou os nomes pelos quais as notas são conhecidas  atual,ente (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si ) em substituiçao ao Sistema de letras de A a G que eram usadas anteriormente. Os nomes foram retirados das sílabas de um Hino  a São João Batista, chamado Ut queat laxis. Como Guido d'Arezzo utilizou a italiano em seu tratato, seus termos se popularizaram  e essa é a principal razão de que a notação musical utilize termos italianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário