sábado, 22 de setembro de 2012

História do Brasil - Salvaguardas e a doutrina nacional - 2ª parte

Dentro das forças armadas brasileiras, existia uma grave cisão interna de ordem ideológica e ainda havia uma outra divisão entre os moderados e a linha dura.
Os grupos concorrentes entre si defendiam pontos de vistas diferentes:
Um grupo defendia medidas rápidas diretas e concretas contra os chamados subversivos, ou inimigos internos, estes militares apoiavam sua permanência no poder pelo maior tempo possível, ao contrário do grupo anterior.
O segundo grupo, era formado por militares que tinham por doutrina a tradição de intervenções moderadoras. Estes procuravam  permanecer no poder somente o tempo necessário até se formar um governo  aceito pelo grupo a exemplo de 1930, 1945 e 1954. Quando passado  o período de maior risco institucional houve o rápido retorno do poder para os civis.
Para os dois grupos  era necessário salvaguar o Brasil contra o poder do comunismo internacional.
Segundo a doutrina do militarismo, o inimigo deveria ser extirpado a todo o custo e os governos populistas seriam uma ponta de entrada para a desordem, subversão e propiciaram a entrada de ideologias nocivas à nação.

Um comentário:

  1. MESMO MUITO PEQUENA ME LEMBRO DESTA ÉPOCA ,ME LEMBRO ATÉ DO TOQUE DE RECOLHER,DIZIA MEU PAI QUE ERA UMA ÉPOCA MUITO RUIM PRA TODOS OS BRASILEIROS,NÓS SENTÁVAMOS EM VOLTA DE UMA GRANDE MESA DE JANTAR PRA OUVIR A HORA DO BRASIL EU MEU PAI,MINHA MÃE E MAIS CINCO IRMÃOS,ESSAS IDEOLOGIAS NOCIVAS A NAÇÃO ACREDITO QUE EXISTA ATÉ HOJE INFELIZMENTE!!!

    ResponderExcluir