Há 3 espécies de claves: Clave de Sol, Clave de Fá e Clave de Do. Veja exemplo das figuras acima:
1. Clave de Sol: A clave de sol é um símbolo musical que indica a posição da nota sol em uma pauta. Actualmente é usada sobre a segunda linha da pauta, indicando que a terceira oitava da nota sol, ocasionamente chamada de sol4, escrever-se-á sobre esta linha. A palavra clave vem do latim, e significa "chave".
2. Clave de Fá:
A Clave de fá é uma das claves musicais existentes. Seu símbolo musical, em forma de um "F" estilizado, é a letra que representava a nota no antigo sistema de notação musical (letras de A a G),
sendo que, entre os dois pontos encontra-se a linha na qual se assenta a
nota Fá. Geralmente é aplicada na terceira ou quarta linha da pauta
musical (contando-se de baixo para cima), todavia, pode ser aplicada nas
outras linhas. É utilizada principalmente para instrumentos graves como
o baixo, a tuba, o contrabaixo, a parte esquerda do piano, para a voz dos baixos, no passado esta clave era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.
Também é possivel escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo.
Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e
assume a nota Fá-3. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta
configuração, a nota Dó-4 do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior. Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de sol começa onde a de fá termina.
Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves.
3. Clave de Dó:
Clave de dó
A Clave de Dó, define a altura da nota Dó e é indicada
pelo centro da figura (o encontro entre os dois Cs invertidos).
Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves.
Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos poucos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola. Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda ocorre quando são utilizadas partituras antigas.
Sua origem é uma evolução da letra "C", e geralmente é indicada para guiar a pauta para instrumentos de sons médios, de percussão e semi-agudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário