segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Segunda - feira , 24 de Outubro de 2011

                                                            Muammar Al-Gaddafi

A semana de 24 de Outubro, segunda-feira, inicia com o notíciario e histórica da morte de Muammar Al-Gaddafi, dia 20 de Outubro de 2011, quinta-feira.
Gaddafi, voi um ditador, militar e político e ideológico líbio e de facto chefe de estado e de fato chefe de estado do seu país 1969 e 2011.
Quando presidia o conselho da Revolução Líbia  de 1969, nacionalizou a indústria do petóleo e converteu-se  no primeiro representante do pan-islanismo. Nas décadas de 1970 e 1980, apoiou diversos movimentos guerrilheiros árabes no Terceiro mundo.
Em 2011, frente a protestos pedindo sua derrocada  do poder, Gaddafi respondeu aos manifestantes com violência, porém as manifestações contrárias ao seu governo  se intensificaram. Então eclodiu no país a uma violenta guerra cívil, colocando em confronto forças leais e contrárias ao ditador. Durante este conflito, Gaddafi foi acusado de cometer vários crimes contra a humanidade e um mandado de prisão  foi expedido contra ele pela Corte Penal Internacional. Em agosto de 2011, Tropas do Conselho Nacional de Transição atacaram e conquistaram a capital  durante a Segunda  batalha de Trípoli, colocando assim Gaddafi e seu governo em fuga. Em 20 de outubro, após 8 meses de guerra, Gaddafi é morto em Sirte por simpatizantes do Conselho Nacional de Transição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário