sábado, 24 de setembro de 2011

A Batalha de Riachuelo - História


Foi no setor naval que o Brasil, mais bem preparado, infligiu, logo no primeiro ano de guerra, uma pesada derrota dos paraguaios na batalha do Riachuelo.
Na bacia do Rio Prata as comunicações eram feitas pelos rios; quase não havia estradas. Quem controlassem os rios ganharia a guerra. Todas as fortalezas paraguaias tinham sido construídas nas margens do baixo curso parte do rio perto de sua foz, do Rio Paraguai.
Em 11 de Junho de 1865, no Rio Paraná, , travou-se a Batalha Naval do Riachuelo, na qual a esquadra comandada pelo chefe-de-divisão Francisco Manuel Barroso da Silva, derrotou a esquadra paraguaia, comandada por Pedro Inacio Meza, cortando as comunicações  com o tenente-coronel  paraguaio Antonio de la Cruz Estigarribia, que estava atacando o Rio Grande do Sul. a vitória do Riachuelo teve notável influência  nos rumos da guerra: impediu a invasão da província argentina de Entre Rios, destruiu o poderio naval  paraguaio, tornando-se impossível  a permanência dos paraguaios em território argentino) e cortou a marcha , até triunfante, de López. Ela praticanente decidiu a guerra em favor da Tríplice aliança, que passou a controlar , a partir de então, os rios da bacia platina até a entrada do Paraguai. Desse momento até a derrota final, o Paraguai teve que recorrer à guerra defensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário